O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007 e no Brasil foi instituída pela Lei 13.652/2018.
A organização aponta que, em todo o mundo, em torno de 70 milhões de pessoas têm o transtorno do espectro autista (TEA). Em recente pesquisa divulgada pelo Centro de Controle de Prevenção e Doenças (CDC), dos Estados Unidos, que é a principal referência mundial a respeito da prevalência de autismo, considero apenas crianças com 8 anos de idade, temos novos números: 1 em cada 36 crianças de 8 anos são autistas nos Estados Unidos, o que significa 2,8% daquela população.
O número desse estudo científico é 22% maior que o anterior, divulgado em dezembro de 2021. Ou seja, o número anterior foi de 1 em 44 (com dados de 2018). No Brasil, não temos números de prevalência de autismo. Se fizermos a mesma proporção desse estudo do CDC com a população brasileira, poderíamos ter cerca de 5,95 milhões de autistas no Brasil.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico, que não apresenta cura, mas pode ter seus sintomas suavizados com um acompanhamento adequado e precoce do paciente. O TEA é observado logo nos primeiros anos de vida, mas os sintomas nem sempre são os mesmos para todos os indivíduos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o transtorno caracteriza-se por “dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritivos”.
Com o objetivo de esclarecer a população sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e diminuir o preconceito em relação ao tema, a Câmara de Vereadores de Iraí, através da Escola do Legislativo, promoverá neste mês palestra em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado neste domingo, 2 de abril.
A peça publicitária deste ano tem como tema “Mais informação, menos preconceito”. No rodapé, o cartaz mostra a hashtag para as redes sociais: #AutismoMaisInformacao e tem um QR-Code que leva para a página oficial do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, da Revista Autismo, com informações sobre o 2 de abril e sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA), para que a sociedade em geral que vir a campanha, possa dar um passo a mais a fim de aprofundar-se no tema, rumo a mais conscientização e aceitação.
#AutismoMaisInformacao
Imagem: Ilustração
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 02/04/2023
Município é contemplado com R$ 100 mil para infraestrutura da saúde
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo 2025 reforça a importância do respeito e da inclusão
Larentis conquista equipamentos para patrulha da Agrícola da Vila Salete
Câmara recebe roda de conversa sobre TEA com transmissão ao vivo
Intercambistas franceses visitam propriedades rurais em Iraí para troca de experiências
Deputado Afonso Hamm destina emenda para aquisição de caminhão distribuidor de adubo
Executivo recebe autorização para contratar psicólogo, professores, operários e operadores de máquina e veículos
Câmara aprova projeto de reestruturação administrativa e criação de novas secretarias
Paulo Martins solicita informações referente a pavimentação asfáltica
Larentis cobra reposição salarial para servidores públicos
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m