Durante sessão ordinária os vereadores aprovaram por oito votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 020/25, de autoria da Administração Municipal, que autoriza o Executivo a contratar servidores temporários para atender necessidades emergenciais de excepcional interesse público. A medida permitirá a contratação de um psicólogo, um profissional de educação física, um professor de educação física bilíngue (português e kaingang) para atuar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Nãn Ga, até quatro operários e até três operadores de máquinas e veículos.
A necessidade das contratações foi justificada pelo Executivo com base na ausência de profissionais no quadro efetivo e na continuidade de serviços essenciais para a população. No caso do psicólogo, a contratação visa atender programas específicos, sendo que a contratação emergencial deverá ser precedida de processo seletivo simplificado a ser previamente realizado, visto não haver nenhum processo seletivo vigente ou servidor no quadro reserva aprovado no último concurso público. Já a contratação do profissional de educação física permitirá o funcionamento da academia pública de saúde municipal, garantindo segurança no uso dos equipamentos.
Já a contratação do professor de educação física bilíngue atende à necessidade da escola indígena Nãn Ga, sendo imprescindível que o profissional tenha fluência em português e na língua kaingang. A seleção seguirá critérios específicos respeitando as regras e costumes indígenas.
Os operários contratados atuarão na manutenção urbana, incluindo serviços de limpeza, corte de grama, pintura de meio-fio e reparos diversos. Já os operadores de máquinas e veículos serão essenciais para a execução de serviços que exigem o uso de equipamentos específicos, considerando que há máquinas e caminhões sem operadores disponíveis.
O projeto prevê que as contratações sejam temporárias, com prazo de até 12 meses, podendo ser prorrogadas por igual período conforme a necessidade do serviço e interesse público. As contratações seguirão a ordem de classificação do concurso público e/ou processo seletivo simplificado vigente.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 26/03/2025
Câmara recebe roda de conversa sobre TEA com transmissão ao vivo
Intercambistas franceses visitam propriedades rurais em Iraí para troca de experiências
Deputado Afonso Hamm destina emenda para aquisição de caminhão distribuidor de adubo
Câmara aprova projeto de reestruturação administrativa e criação de novas secretarias
Paulo Martins solicita informações referente a pavimentação asfáltica
Larentis cobra reposição salarial para servidores públicos
Parabéns, Vereador Gilson Conzatti
Vereadores aprovam 18 matérias em sessão ordinária
Câmara realiza sessão ordinária nesta noite
Com base na Constituição, Clério Larentis promulga lei que congela IPTU por 10 Anos em Iraí
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m