Data: 03/02/2025 Tipo: Projeto de Lei do Executivo
Autoria:
Resumo da Matéria:
PROJETO DE LEI Nº 010/2025, de 03 de fevereiro de 2025.
AUTORIZA TRANSLADO INTERNACIONAL DE PACIENTE BRASILEIRO EM SITUAÇÃO GRAVÍSSIMA DE SAÚDE EM PAÍS VIZINHO (ARGENTINA).
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE IRAÍ/RS, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica Municipal,
FAZ SABER que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e que sanciona e promulga a seguinte Lei:
Art. 1º. É caracterizada situação excepcional envolvendo munícipe de família natural de Iraí/RS, com problema gravíssimo de saúde, autorizando o executivo municipal a proceder no translado do paciente do País vizinho (Argentina) até o município de Iraí/RS ou outro, considerando a especialidade vinculada.
Parágrafo Único: Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a realizar o deslocamento de uma ambulância em caráter excepcional, com motorista, médico e técnico de enfermagem.
Art. 2º. O deslocamento será realizado com a máxima urgência, considerando a gravidade da situação de saúde da paciente, que não dispõe de recursos adequados para o atendimento médico necessário.
GABINETE DO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE IRAÍ/RS, de 03 de fevereiro de 2025.
LUCAS BALESTRIN
Prefeito Municipal em Exercício
Justificativas ao Projeto de Lei Nº 010/2025.
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:
Este Projeto de Lei visa atender uma situação excepcional e urgente, em que a saúde de um munícipe está gravemente comprometida e necessita de assistência imediata para evitar um quadro ainda mais grave.
Considerando que se trata de família natural de Iraí/RS, a gravidade da situação e excepcionalidade, o presente projeto visa a autorização legislativa para, acaso necessário e em situação de indisponibilidade do transporte ou translado da paciente até a fronteira, possa o município proceder no translado definitivo.
A paciente Patrícia Conrad, atualmente residindo e cursando medicina em País vizinho (Argentina), encontra-se em estado grave e requer atendimento médico especializado. Por este motivo, é imprescindível que o Município forneça todo o suporte necessário, deslocando uma ambulância com motorista, médico e técnico de enfermagem, até a cidade de Rosário, Província de Santa Fé, país vizinho Argentina, para realizar a busca e o transporte da paciente.
Este tipo de intervenção, embora não previsto nas normas ordinárias de deslocamento de equipes de saúde, torna-se urgente e justificada pela excepcionalidade do caso, que coloca em risco a vida da paciente. A gravidade do quadro de saúde da paciente justifica, portanto, que se adote este procedimento extraordinário, a fim de garantir que a vida da munícipe seja preservada.
Importante ressaltar que o deslocamento de uma equipe médica com a devida estrutura de suporte, composta por médico e técnico de enfermagem, é essencial para garantir que a paciente receba os cuidados adequados já durante o transporte, prevenindo o agravamento do seu estado clínico, bem como para que seja autorizada pela equipe médica argentina a alta hospitalar da paciente.
Assim, solicitamos aos Nobres Vereadores a compreensão e apoio para aprovação deste projeto, com o intuito de assegurar a integridade da vida da paciente e garantir que o Município de cumpra seu dever de proteger a saúde e o bem-estar de seus cidadãos.
Desta forma, pedimos e esperamos, aprovação do presente projeto de lei.
Atenciosamente,
GABINETE DO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE IRAÍ/RS, de 03 de fevereiro de 2025.
LUCAS BALESTRIN
Prefeito Municipal em Exercício
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m