Data: 08/06/2021 Tipo: Projeto de Resolução
Autoria:
Resumo da Matéria:
Projeto de Resolução Nº 006/2021
Dispõe sobre denominação da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Escola do Legislativo “PROFESSORA CIRA BASTIAN”.
A CÂMARA MUNICIPAL DECRETA
Art. 1º. A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Vereadores, situada no Prédio do Poder Legislativo, deste Município de Iraí, passa a denominar-se Escola do Legislativo “Professora Cira Bastian”.
Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
J U S T I F I C A T I V A
O presente projeto tem por objetivo homenagear a Professora Elzira Agnes Bastian, conhecida popularmente como “Cira Bastian”, com a qual os munícipes foram agraciados com sua presença.
A professora, em seu trabalho sempre aliou seu conhecimento à valorização tanto da sua profissão quanto dos seus alunos e colegas de trabalho. Ao longo de sua jornada dedicou a repassar o seu conhecimento para com aqueles que tiveram a possibilidade de compartilhar do seu convívio.
Este projeto visa prestar homenagem e reconhecimento póstumo à memória de quem teve uma vida dedicada à educação e as artes, bem como a quem ressaltou o valor da vida em abundância e distribuiu seus conhecimentos com quem deles precisava.
Pelos motivos expostos, entendemos ser justa e necessária a homenagem que pretendemos prestar por meio do presente Projeto de Resolução, razão pela qual, solicito aos Nobres Pares a sua aprovação.
Plenário Luiz Baldin,
Iraí, 01 de Junho de 2021
Paulo Martins
VEREADOR
BIOGRAFIA
Elzira Agnes Bastian nasceu em Iraí, no dia 04 de outubro de 1935. Filha de Ottmar e Amalia Bastian. Concluiu seus estudos primários no ano de 1957. Em 1967 terminou o ginásio no município, seguindo com o curso técnico de contabilidade extensão da Escola Comercial Antonio de Souza Netto de Frederico Westphalen, concluído no ano de 1970. Seus estudos universitários foram finalizados no município de Passo Fundo em 1975, formando-se em Artes Plásticas na Universidade de Passo Fundo (UPF).
Seu primeiro trabalho surgiu como uma brincadeira no rio do Mel, nos arredores do Balneário Osvaldo. Quando junto com um grupo de amigas estavam caminhando nas águas rasas do rio, Cira falou “vejo nestas pedras dentro da água o rosto de uma mulher muito bonita”, foi uma risada geral. Porém a teimosia venceu, a artista recolheu cascalhos e no mesmo dia iniciou o trabalho e realmente fez o quadro que por muitos anos ficou exposto na entrada do Hotel Avenida. Assim, Cira iniciou sua vida artística.
O reconhecimento veio logo e com ele a fama quando uma jornalista de Porto Alegre passava suas férias em Iraí conheceu seu trabalho e convidou a artista para expor suas obras no antigo Teatro Leopoldina, na capital do estado. Suas obras ali permaneceram expostas por vários meses, despertando a curiosidade dos visitantes do famoso teatro, pois suas obras eram uma novidade no mundo da arte. Confeccionados com seixos rolados, argolas, ametistas, topázio e colocado sob madeira, formando figuras humanas, paisagens ou composições estilizadas.
Cira Bastian realizou exposições por diversas cidades do Brasil, entre elas Brasília. Dentre todas suas obras, a professora Cira gosta de ressaltar duas obras, que talvez sejam os dois maiores trabalhos de sua vida. O primeiro surgiu num jantar com o então governador Amaral de Souza, quando ela foi convidada pelo Monsenhor Ernesto Boton que ficou encantado com seus quadros expostos no salão do hotel, a esculpir o altar da Igreja Católica de Iraí todo em pedras. O projeto levou quatro anos para ficar pronto, mas o resultado não poderia ser outro, ficou um espetáculo. O painel tem 28 metros quadrados e foram utilizados mais de 600 quilos de pedras na sua produção. Outra obra importante é a que se encontra hoje no Vaticano.
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m