O presidente da Câmara, Paulo Martins e os vereadores Jadir Jacinto, Clério Larentis e Jair Barros atendendo o convite do senador da República, Luís Carlos Heinze, participaram de reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A vereadora Ana Paula Rodrigues também participou da reunião a convite do deputado federal Dionilso Marcon. Agenda ainda contou com a participação de deputados e deputadas federais entre outras autoridades.
Articulada pelo senador Luis Carlos Heinze e pelos os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a reunião teve por objetivo debater sobre a severa estiagem que assola o estado do Rio Grande do Sul. Na ocasião, os ministros apresentaram a parlamentares, prefeitos e representantes da sociedade civil do Rio Grande do Sul os programas e ações de suas Pastas.
Os gestores também ouviram as demandas específicas dos municípios presentes e destacaram que os três ministérios estão unidos para ajudar a diminuir o impacto da estiagem no estado que até o momento, 128 municípios gaúchos tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Na ocasião, o senador Heinze cobrou a prorrogação das parcelas de custeios e investimentos dos produtores rurais que perderam a totalidade ou parte de suas produções em decorrência da falta de chuvas. “São dois anos seguidos de prejuízos e os produtores precisam desse apoio do governo”, destacou.
Outro pedido do senador foi celeridade nas ações mitigatórias, destacou também a importância de ser implementando um programa permanente e preventivo de combate a estiagem. “Temos uma emergência neste momento, que exige ações imediatas, mas precisamos de soluções consistentes que, de fato, amenizem o problema. O projeto de minha autoria que permite a construção de reservatórios de água em Áreas de Proteção Permanente (APP) é uma das ferramentas que pode auxiliar”, ressaltou.
Também entrou na lista de soluções a criação de programa de revitalização de nascentes, além da ampliação do diálogo com os interessados para garantir segurança hídrica. Outro compromisso assumido foi a criação de um grupo de trabalho para analisar os prejuízos causados pela forte estiagem que atinge no Estado.
Já o ministro Teixeira ressaltou a questão da estiagem envolve as três esferas de poder, além de municípios, estados e União, e impacta a sociedade como um todo. "Por se tratar de um problema recorrente, demanda o planejamento de ações preventivas e de médio e longo prazo, capazes de oferecer uma resposta madura e sustentável de todos os órgãos envolvidos", declarou.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 14/02/2023
Câmara autoriza realocação de recursos no orçamento municipal
21 de Abril – Dia de Tiradentes
Feliz Páscoa 2025
19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas
Sexta-feira Santa “O amor se fez silêncio na cruz”
Saúde e inclusão: Paulo Martins busca recursos para programas essenciais em Iraí
Larentis participa de reunião na Capital sobre recurso para construção de praça no Residencial Vô Brasil
Vereadores autorizam contratação emergencial de auxiliar de saúde bucal
Delegação de Iraí articulam cessão de imóvel estadual para Liga do Câncer
Emenda de bancada indicada em 2024 garante ambulância equipada para o município
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m