Com base nas inúmeras reclamações dos moradores, que cobram da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) explicações e melhorias no abastecimento de água, bem como a resolução definitiva dos problemas que geram a constante deficiência no fornecimento, levou o Poder Legislativo de Iraí, através do Requerimento Nº. 014/2022, de autoria do presidente da Câmara, o vereador Gilson Conzatti, a realizar na noite da terça-feira, 29, audiência pública para debater e achar uma solução acerca do assunto.
Na abertura, o presidente da mesa, o vereador Gilson Conzatti, destacou que o objetivo da audiência não causar polêmica e sim buscar soluções para resolver de vez o problema das constantes faltas de água no município. Já o prefeito, Antonio Vilson Bernardi, destacou a importância da audiência pública e enfatizou que ao final da reunião todos sairiam com respostas sobre o tema, também questionou se não seria possível a Corsan de Iraí ter uma segunda bomba de reserva. O presidente da ACI, Marco Antônio Scheffer, salientou falou que o assunto é um tema recorrente no município e que por várias vezes foram a Porto Alegre para tentar resolver as inúmeras faltas de água que afeta o município há anos, e que todos querem buscar a solução do problema.
O gerente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Jean Carlos Machado, destacou que devido a construção da nova barragem, que é um investimento de milhões, foi exigido uma instalação provisória de um novo recalque para manter o abastecimento de água, sendo que a instalação teve que ser montada a jusante da barragem, ficando sujeita as intempéries e tendo seu acesso dificultado pelas obras em andamento, que tem previsão para término no mês de dezembro deste ano, onde serão colocadas as bombas definitivas e resolveria de vez essa questão.
Durante a audiência, o público presente realizou diversos questionamentos à companhia em relação ao abastecimento, assim como enumerou às inúmeras reclamações, a exemplo da comerciante Fabiana Baldin, quando questionou a empresa que em Iraí tem somente uma bomba, já o engenheiro mecânico Cassio de Lima questionou que como a barragem está em obra, o por que a Corsan não tem uma equipe na cidade que possa ir no local fazer a substituição da bomba. A proprietária do restaurante Panorâmico, localizado na BR-386, no KM 01, falou que já chegaram a ficar em água por oito dias, e que quando entram em contato com a Corsan fica sem resposta.
Por fim, o chefe do Legislativo, Gilson Conzatti, registrou que apenas 21 pessoas participaram da audiência pública, e destacou que a Câmara junto com o Executivo e ACI, irão fazer um documento e encaminhar para a Companhia em Porto Alegre, solicitando para que o município tenha uma equipe permanente em Iraí, até que se encerre a obra da nova barragem e a conservação da água, que é definida como as atividades destinadas a reduzir a demanda por água, para melhorar a eficiência de seu uso e reduzir perdas e desperdícios. O objetivo da conservação é proteger os recursos hídricos e alcançar, a custos mais baixos, os benefícios de seu uso.
Estiveram presentes ainda os vereadores Clério Larentis, Nelci do Amaral, Ana Paula Rodrigues e Maristela Panegalli, o vice-prefeito Esequiel Tonial, a secretária de Turismo Marcia Bernardi, entre outras lideranças municipais.
Vídeo da audiência
https://www.facebook.com/iraicamara/videos/877270996793364
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 30/11/2022
Larentis conquista retroescavadeira para agricultura do município
Seis matérias são discutidas durante sessão ordinária
Iraí Azul: Câmara realiza evento em prol do Novembro Azul
Iraí Azul - Evento transferido para novo local
Câmara realiza sessão ordinária nesta noite
Legislativo iraiense homenageia a UVB pelos seus 60 anos
Proclamação da República no Brasil: Um Marco na História
Plenário aprova projeto do Executivo que institui o Plano Municipal de Turismo de Iraí
Administração protocola dois projetos de lei
Mesa Diretora dá aval para instalação do gabinete de transição
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m