• ir para o menu
  • ir para o conteúdo

Falhas na prestação de serviços por parte da Corsan são apontadas em audiência pública

Capa da notícia

Com base nas inúmeras reclamações dos moradores, que cobram da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) explicações e melhorias no abastecimento de água, bem como a resolução definitiva dos problemas que geram a constante deficiência no fornecimento, levou o Poder Legislativo de Iraí, através do Requerimento Nº. 014/2022, de autoria do presidente da Câmara, o vereador Gilson Conzatti, a realizar na noite da terça-feira, 29, audiência pública para debater e achar uma solução acerca do assunto.

Na abertura, o presidente da mesa, o vereador Gilson Conzatti, destacou que o objetivo da audiência não causar polêmica e sim buscar soluções para resolver de vez o problema das constantes faltas de água no município. Já o prefeito, Antonio Vilson Bernardi, destacou a importância da audiência pública e enfatizou que ao final da reunião todos sairiam com respostas sobre o tema, também questionou se não seria possível a Corsan de Iraí ter uma segunda bomba de reserva. O presidente da ACI, Marco Antônio Scheffer, salientou falou que o assunto é um tema recorrente no município e que por várias vezes foram a Porto Alegre para tentar resolver as inúmeras faltas de água que afeta o município há anos, e que todos querem buscar a solução do problema.

O gerente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Jean Carlos Machado, destacou que devido a construção da nova barragem, que é um investimento de milhões, foi exigido uma instalação provisória de um novo recalque para manter o abastecimento de água, sendo que a instalação teve que ser montada a jusante da barragem, ficando sujeita as intempéries e tendo seu acesso dificultado pelas obras em andamento, que tem previsão para término no mês de dezembro deste ano, onde serão colocadas as bombas definitivas e resolveria de vez essa questão.

Durante a audiência, o público presente realizou diversos questionamentos à companhia em relação ao abastecimento, assim como enumerou às inúmeras reclamações, a exemplo da comerciante Fabiana Baldin, quando questionou a empresa que em Iraí tem somente uma bomba, já o engenheiro mecânico Cassio de Lima questionou que como a barragem está em obra, o por que a Corsan não tem uma equipe na cidade que possa ir no local fazer a substituição da bomba. A proprietária do restaurante Panorâmico, localizado na BR-386, no KM 01, falou que já chegaram a ficar em água por oito dias, e que quando entram em contato com a Corsan fica sem resposta.

Por fim, o chefe do Legislativo, Gilson Conzatti, registrou que apenas 21 pessoas participaram da audiência pública, e destacou que a Câmara junto com o Executivo e ACI, irão fazer um documento e encaminhar para a Companhia em Porto Alegre, solicitando para que o município tenha uma equipe permanente em Iraí, até que se encerre a obra da nova barragem e a conservação da água, que é definida como as atividades destinadas a reduzir a demanda por água, para melhorar a eficiência de seu uso e reduzir perdas e desperdícios. O objetivo da conservação é proteger os recursos hídricos e alcançar, a custos mais baixos, os benefícios de seu uso.

Estiveram presentes ainda os vereadores Clério Larentis, Nelci do Amaral, Ana Paula Rodrigues e Maristela Panegalli, o vice-prefeito Esequiel Tonial, a secretária de Turismo Marcia Bernardi, entre outras lideranças municipais.

Vídeo da audiência

https://www.facebook.com/iraicamara/videos/877270996793364

Autor: Fernando Sucolotti

Fonte: Ascom/Câmara

Data: 30/11/2022


Localização

Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000

Horários de Atendimento

Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m

Entre em Contato

(55) 3745-1221

Sua opinião é muito importante

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.