Com os seguidos problemas de abastecimento de água em Iraí, agravados nos últimos meses, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, através do presidente, Gilson Conzatti, encaminhou requerimento a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), solicitando esclarecimentos sobre as constantes falhas.
Na última semana o gerente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Jean Carlos Machado, encaminhou responta a Casa de Leis, onde destacou que devido a construção da nova barragem, foi exigido uma instalação provisória de um novo recalque para manter o abastecimento de água, sendo que a instalação teve que ser montada a jusante da barragem, ficando sujeita as intempéries e tendo seu acesso dificultado pelas obras em andamento. Ainda de acordo com a resposta, a falta de água no dia 10 de março, ocorreu devido o assoreamento da captação provocando a queima da bomba. Já no dia 25 de março, a falta de abastecimento foi provocada devido a oscilações e interrupções de energia, provocando novamente a queima da bomba. No dia 12 de abril, o motivo foi causado pelos problemas com a bomba devido o desacoplamento do motor conjunto de rotores, exigindo a substituição da mesma, como em menos de uma semana havia sido substituída, não ocorreu tempo de retorno da bomba reserva.
O presidente da Câmara, em seu pronunciamento frisou que o Legislativo está fazendo o seu papel através dos vereadores, buscando informações na própria Corsan, bem como encaminhando ofício encaminhado ao Ministério Público. Conzatti ainda relembrou que se hoje a obra da nova barragem está se tornando realidade é graças ao empenho e trabalho dele, do vereador Paulo Martins e do ex-prefeito Mario Coelho da Silva, que no ano de 2009 iniciaram as tratativas com a Corsan para a realização da obra, que hoje após 13 anos está se tornando realidade.
Machado finaliza a resposta por parte da Corsan destacando que apesar dos esforços para manter o abastecimento no município, aconteceram uma sequência de fatores que culminaram nas interrupções e, até a conclusão da obras, previstas para daqui há dois meses, ou seja em junho, quando serão reinstaladas as bombas de recalque, poderão ocorrer novamente falta de abastecimentos indesejadas.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 25/04/2022
Larentis conquista retroescavadeira para agricultura do município
Seis matérias são discutidas durante sessão ordinária
Iraí Azul: Câmara realiza evento em prol do Novembro Azul
Iraí Azul - Evento transferido para novo local
Câmara realiza sessão ordinária nesta noite
Legislativo iraiense homenageia a UVB pelos seus 60 anos
Proclamação da República no Brasil: Um Marco na História
Plenário aprova projeto do Executivo que institui o Plano Municipal de Turismo de Iraí
Administração protocola dois projetos de lei
Mesa Diretora dá aval para instalação do gabinete de transição
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m