Com os seguidos problemas de abastecimento de água em Iraí, agravados nos últimos meses, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, através do presidente, Gilson Conzatti, encaminhou requerimento a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), solicitando esclarecimentos sobre as constantes falhas.
Na última semana o gerente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Jean Carlos Machado, encaminhou responta a Casa de Leis, onde destacou que devido a construção da nova barragem, foi exigido uma instalação provisória de um novo recalque para manter o abastecimento de água, sendo que a instalação teve que ser montada a jusante da barragem, ficando sujeita as intempéries e tendo seu acesso dificultado pelas obras em andamento. Ainda de acordo com a resposta, a falta de água no dia 10 de março, ocorreu devido o assoreamento da captação provocando a queima da bomba. Já no dia 25 de março, a falta de abastecimento foi provocada devido a oscilações e interrupções de energia, provocando novamente a queima da bomba. No dia 12 de abril, o motivo foi causado pelos problemas com a bomba devido o desacoplamento do motor conjunto de rotores, exigindo a substituição da mesma, como em menos de uma semana havia sido substituída, não ocorreu tempo de retorno da bomba reserva.
O presidente da Câmara, em seu pronunciamento frisou que o Legislativo está fazendo o seu papel através dos vereadores, buscando informações na própria Corsan, bem como encaminhando ofício encaminhado ao Ministério Público. Conzatti ainda relembrou que se hoje a obra da nova barragem está se tornando realidade é graças ao empenho e trabalho dele, do vereador Paulo Martins e do ex-prefeito Mario Coelho da Silva, que no ano de 2009 iniciaram as tratativas com a Corsan para a realização da obra, que hoje após 13 anos está se tornando realidade.
Machado finaliza a resposta por parte da Corsan destacando que apesar dos esforços para manter o abastecimento no município, aconteceram uma sequência de fatores que culminaram nas interrupções e, até a conclusão da obras, previstas para daqui há dois meses, ou seja em junho, quando serão reinstaladas as bombas de recalque, poderão ocorrer novamente falta de abastecimentos indesejadas.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 25/04/2022
Feliz Páscoa 2025
19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas
Sexta-feira Santa “O amor se fez silêncio na cruz”
Saúde e inclusão: Paulo Martins busca recursos para programas essenciais em Iraí
Larentis participa de reunião na Capital sobre recurso para construção de praça no Residencial Vô Brasil
Vereadores autorizam contratação emergencial de auxiliar de saúde bucal
Delegação de Iraí articulam cessão de imóvel estadual para Liga do Câncer
Emenda de bancada indicada em 2024 garante ambulância equipada para o município
R$ 729 mil em emendas impositivas dos vereadores de 2024 serão aplicados em Iraí em 2025
Mães compartilham experiências emocionantes durante roda de conversa do Abril Azul em Iraí
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m