O Poder Legislativo promoveu na última quinta-feira, 4, sua 21ª sessão ordinária. Na ocasião, o Plenário realizou a entrega do título de Cidadão Honorário ao médico Marcelo Lopes Igansi, pela sua atuação na área da medicina no município. A homenagem foi proposta pelo vereador Gilson Conzatti em 2020, quando era presidente da Casa, que por motivos pessoais Marcelo não pode comparecer na sessão solene.
O Título de Cidadão Honorário é uma homenagem prestada pelo Legislativo aos cidadãos que se destacam na comunidade pelos relevantes serviços prestados. A honraria equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial, onde o agraciado passa a ser a um irmão, um conterrâneo, filho da terra.
Na entrega, foi destacado a trajetória do Dr. Marcelo, que é natural do município gaúcho Canguçu, nasceu no dia 31 de dezembro de 1973. Filho de Nelza Lopes Igansi, professora e João Carlos Igansi, comerciante. Duas áreas que teriam influência nas suas escolhas futuras, pois começou a trabalhar no comércio aos 16 anos e dedicou- se com afinco aos estudos.
Marcelo ingressou no Curso de Medicina da Universidade Federal de Rio Grande, em 1993 onde conheceu sua futura esposa e também médica Vanessa Strapasson Pizzolatti. Formou- se no ano de 1998 e ingressou como oficial médico no comando do quinto Distrito Naval da Marinha do Brasil em Rio Grande, saindo em 2000 para realizar a residência médica em Cirurgia Geral. Já como Cirurgião, recebeu o convite para trabalhar como Médico no município de Iraí e em especial na Aldeia Indígena no final de 2001.Mudou se definitivamente para esta cidade em 2002. Casou- se com a iraiense e colega Vanessa no ano de 2002, com quem teve dois filhos, Arthur e Bruno.
Realizou Especialização médica em Endoscopia e Colonoscopia na Fundação Gaúcha de Gastroenterologia no ano 2007 e 2008. É pós graduado em Saúde Indígena e um dos médicos mais antigos da Secretaria de Saúde Indígena do Brasil (SESAI).
Igansi é médico concursado da Secretaria de Saúde de Iraí, cirurgião do Corpo Clínico dos Hospitais de Iraí e Palmitos-SC, e Médico Conselheiro da Associação Médica do Rio Grande do Sul desde 2012 e recentemente formou-se em Medicina do Tráfego.
Em seu pronunciamento Marcelo que é conhecido pelo seu temperamento calmo e tranquilo demonstrou gratidão aos seus familiares e aos vereadores, em especial Gilson, Paulo Martins e Ana Paula Rodrigues. Também destacou que trabalha na área da saúde de Iraí há 20 anos, sendo no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e na saúde indígena. Salientou ainda que sua história com o município é abençoada e iluminada, pois aqui casou com sua esposa e onde nasceram seus dois filhos.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 08/11/2021
Larentis conquista retroescavadeira para agricultura do município
Seis matérias são discutidas durante sessão ordinária
Iraí Azul: Câmara realiza evento em prol do Novembro Azul
Iraí Azul - Evento transferido para novo local
Câmara realiza sessão ordinária nesta noite
Legislativo iraiense homenageia a UVB pelos seus 60 anos
Proclamação da República no Brasil: Um Marco na História
Plenário aprova projeto do Executivo que institui o Plano Municipal de Turismo de Iraí
Administração protocola dois projetos de lei
Mesa Diretora dá aval para instalação do gabinete de transição
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m