• ir para o menu
  • ir para o conteúdo

Professores são homenageados com a Comenda do Mérito em Educação Maria Júlia Thereza Müzzel Magnabosco

Capa da notícia

Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro, o Poder Legislativo, realizou na última sexta-feira, duas sessões, sendo uma ordinária para aprovação de projetos e após sessão solene em homenagem aos professores da rede de ensino de Iraí.

A solenidade começou com a leitura de uma mensagem pela vereadora e professora, Franciele Diotti. Em seguida, iniciou a entrega das homenagens aos profissionais da educação que receberam a Comenda do Mérito em Educação Maria Júlia Thereza Müzzel Magnabosco.

Na ocasião, foi entregue a homenagem aos diretores, diretoras e responsáveis das escolas de Iraí, em seguida foi a vez das professoras que já contribuíram com a o ensino em nossa comunidade.

A Comenda Municipal do Mérito em Educação “Maria Júlia Thereza Müzzel Magnabosco”, foi instituída através do Projeto de Resolução Nº 014/2021, de autoria do presidente da Câmara, o vereador Paulo Martins, e tem por objetivo homenagear anualmente os professores que contribuíram e ainda contribuem na educação do município. Para o autor do projeto, vereador Paulo Martins, a homenagem é importante, pois é a forma que o legislativo encontrou de valorizar os profissionais da educação, que são responsáveis pela formação e desenvolvimento de toda uma sociedade.

Estiveram presentes no plenário Luiz Baldin, o prefeito Antonio Vilson Bernardi, vice-prefeito Esequiel Tonial, a secretária de Educação Marlisa Guerra e familiares dos homenageados. A manifestação dos presentes está disponível no vídeo da Sessão realizada na última sexta-feira, 15.

Conheça os agraciados com a Comenda do Mérito em Educação Maria Júlia Thereza Müzzel Magnabosco

Professoras aposentadas

Jeanete Backer Sucolotti, Eda Maria Dalla Nora Ues, Tamára Silveira Martins Hartmann, Lizete Von Mülhen, Maria Negrello Forte, Ana Tereza Grassi Duarte, Zaira Regene Lorenzetti, Laine Inês Balem, Cleci Terezinha Grassi e Marli Fellenberg Mior.

Diretores das Escolas

Diretor do Instituto Estadual de Educação Visconde de Taunay - Vilmar Luis Leite

Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Gaspar Silveira Martins - Luciana Gisela Pavan Ianzer,

Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Vicente Dutra - Lisete Jardinelo,

Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Salgado Filho - Atalita Gonzatti,

Diretora da Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança - Marcia Borella do Nascimento,

Responsável pela Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz - Kaliandra Di Bernardo,

Diretora da Escola de Educação Especial - Vanderlea Maria da Costa Dahmer,

Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon - Roberta Folle,

Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tancredo Neves - Daniela Severiano,

Diretor da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Nan Ga - Celso Jacinto,

Diretora da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Goj Veso - Edimara Babinski Backes,

Responsável pela Escola Municipal Indígena de Educação Infantil Nan Ga - Maria Soeli Cosman,

Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves - Vanderleia Maria Bertin Panno

Histórico das professoras aposentadas

Professora Jeanete Backer Sucolotti

Natural de Panambi (1942); filha de Alfredo Backer e Leonida Anna Faccin Backer. Ainda bebê, acometida por grave doença, seus pais para cá vieram em busca das “famosas” águas de Iraí. Curada tornou-se iraiense de coração, pois seus pais para cá se mudaram.

Casada há 53 anos com Irno Francisco Sucolotti, tem três filhos: Luciano (in memoriam), Ângelo e Fernando. Os três bacharéis, respectivamente, em Administração de Empresas-URI, Ciências da Computação (UPF), Mestrado-(São Paulo) e Jornalismo (Unipar)PR. Dois netos: Letícia e Vicente.

Formou-se na Escola Santíssima Trindade em Cruz Alta. (Magistério)
Graduação em Linguas Portuguesa e Inglesa; Pós-graduação em Literaturas da Língua Portuguesa (URI - FW) e Teologia para Leigos (2 anos, Diocese-FW).

Iniciou suas atividades, (agosto-1963) na E. E. Otília Cardoso Carpes- Águas Frias, sendo transferida no mesmo mês para a E. E. Visconde de Taunay. Nesta, exerceu suas atividades docentes como regente de classe e Diretora da escola.

Em 1973, participou, com Liane Born nas atividades de Implantação do Plano de Carreira do Magistério Público Estadual (opção pelo Plano). A partir daí, em 1974, atuou como Supervisora no Setor de Educação. Solicitada a sua cedência à SEC/Estadual, continuou nas atividades de Supervisão e, mais tarde, como Secretária Municipal de Educação e Cultura. Permaneceu, em exercício, até aposentar-se em 1989. Trabalhou sob a administração dos Prefeitos Ruy Born, Urivalde Pigatto, Nelson S. Paz, Juarez Boita e, novamente com Urivalde Pigatto. Havia 30 escolas municipais, todas em efetivo exercício. Muitas e importantes atividades foram realizadas no período. Entre elas, destacam-se:

Planejamento do Projeto (POEM) transformando o Setor em Secretaria de Educação e Cultura, com todas as atividades inerentes à sua execução como salas específicas, mobiliário e documentação necessária a Secretaria e Serviço de Pessoal referentes à professores e funcionários) e vida escolar dos alunos, concentrados na Secretaria.

- Aquisição do 1º carro para a Supervisão e Inspeção das Unidades Escolares (cujas visitas eram feitas e registradas, sistematicamente);

- Instalação das quintas-séries em algumas unidades.

- Reforma, ampliação e instalação de 1ª a 8ª Séries na Escola Municipal Dr. Vicente de Paula Dutra em Sta Maria Gorett.Reforma, ampliação da Biblioteca Pública Municipal Pe. José Borget

- Planejamento e Execução do Plano de Carreira Do Magistério Público Municipal.

- Inicio do Transporte Escolar, tendo como Polo a Escola Bento Gonçalves, Vila Salete.

- Projeto Alfa, para alfabetizadores sob a coordenação da UPF.

- Criação de três Bibliotecas com Literatura Infantil itinerantes.

- Após aposentar-se dedicou-se, voluntariamente, à Catequese, secretaria, (auxiliar) e orientação de jovens à Crisma.

Convidada pela Sra, Sára Jorgens, Diretora da E. E.Duque de Caxias ,aceitou a regência da disciplina de Língua Portuguesa da 5ª a 8ª séries e no EJA `a noite, Contrato emergencial (SEC Estadual). Nesta escola permaneceu por, aproximadamente, 10 anos. Passou, então à dedicar-se à família.

 

Professora CLECI TEREZINHA GRASSI

Natural de Frederico Westphalen, casada com Antonio Biz, reside em Iraí desde março de 1977.

Cursou o Magistério na Escola Nossa Senhora Auxiliadora de Frederico Westphalen

Formada em Letras pela URI, campus de Frederico Westphalen e Pós graduada em Interdisciplinariedade pela FACIPAL – Faculdades Integradas de Palmas

Ingressou na sua carreira profissional como professora municipal na Escola Alvaro Leitão, do município de Iraí no ano de 1983

De 1984 a 1985 trabalhou na Escola Bom Conselho de nosso município.

No dia 16 de setembro de 1986 ingressou no quadro de carreira do Magistério Estadual, como professora nomeada assumindo como professora na escola D. Pedro I, da linha Uvaieira, município de Iraí, onde trabalhou por 2 anos.

Em dezembro de 1988 assumiu na Escola Marechal Rondon, onde trabalhou até 7 de fevereiro de 2019.  Exercendo o cargo de diretora por 20 anos.

Nesse período de gestão escolar vários projetos foram desenvolvidos sempre com o foco numa Educação de qualidade e desenvolvimento integrado de toda comunidade escolar.

Nos 36 anos de atuação no magistério sempre desenvolveu os trabalhos com dedicação total, amor e profissionalismo, vivendo intensamente a sua vocação onde o objetivo era oportunizar um despertar no aluno o que ele tinha de melhor para a sua vida.

 

Professora Maria Negrello Forte

Filha de João e Joana Negrello (in memorian), nasceu em 26 de novembro de 1942. Iniciou sua carreira em 1962 na Escola Bento Gonçalves, Vila Salete. Em 1969, assume a direção, por 19 anos, período em que foram implantadas as séries finais do ensino de primeiro grau.

Aposenta com 40 horas na E. B. Gonçalves, mas assume segunda nomeação em Biologia no Instituto de Educação Visconde de Taunay.

Encerrou atividades em 2007.

Professora Ana Tereza Grassi Duarte

A professora Ana é casada com José Adenir Duarte, tem dois filhos, Augusto Grassi Duarte, Mateus Grassi Duarte e uma nora – Danielle Souto. Ana trabalhou na secretaria da Fesau-Iesau-FW (URI) de 1º/07/1978 a 30/03/88.

- Professora municipal em Frederico Westphalen de 16/08/79 a 03/03/82 – Escola Princesa Isabel, Promenor (Anexo da Escola Nossa Senhora Auxiliadora)

- Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Vitor Batistella – Castelinho-FW - 05/08/81 a 20/06/86

- Escola Estadual de Ensino Fundamental Sampaio Barros – Osvaldo Cruz FW - 06/08/86 a 08/03/87

- Escola Estadual Cardeal Roncalli FW - 09/03/87 a 23/08/87

- 33ª Delegacia de Educação FW - 24/08/87 a 18/04/88

- Trabalhou também na Escola de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, Distrito de Vila Salete,

- Instituto Estadual de Educação Visconde de Taunay (Iraí) - 19/04/88 a 02/03/98

- Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Rondon - 03/03/98 a 10/10/10
- Foi professora alfabetizadora e atuou na área de Ciências e Matemática.

Professora Zaira Regene Lorenzetti,

Formada em Letras, pela URI-FW, iniciou sua carreira como professora aos 17 anos, na Escola Evangélica Divino Mestre, em Iraí.

Após casar-se mudou para o interior de Frederico Westphalen, onde lecionou na Escola Marechal Castelo Branco, na Linha São João do Porto. Também na cidade de Frederico Westphalen, lecionou nas Escolas João Muniz Reis e Afonso Pena.

Ao retornar para o município de Iraí, passou a dar aula na Escola Duque de Caxias, Bairro Operário, onde também foi diretora por dois mandatos, até aposentar-se.

Após a aposentadoria retornou a dar aula como professora contratada emergencialmente na Escola da Linha Uvaieira até o fechamento do colégio, quando então foi lecionar na Escola Indígena Nân Ga.

A professora Zaira exerceu a profissão por 40 anos.

Professora Marli Fellenberg Mior.

Nasceu e cresceu no município de Iraí. Filha de Bruno Fellenberg e Bárbara Richter Fellenberg (in memoriam), é casada com Jocélio Mior o qual foram abençoados com um filho, chamado de Rafael Mior, que é casado com Ana Paula Farias da Silva, e um neto Pietro Rafael.

A professora Marli iniciou sua caminhada na educação no ano de 1976, na localidade de Bela Vista, na Escola Flores da Cunha, trabalhando com quatro turmas e realizando demais trabalhos da escola. Depois passou a trabalhar na Escola Anita Garibaldi de Farinhas Grande, que não tinha transporte escolar na época onde todos iam da encruzilhada da Bela Vista até Farinhas Grande a pé. Após alguns anos foi lotada para a trabalhar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Vicente Dutra, na comunidade de Santa Maria Goretti, onde permaneceu por muitos anos como professora e depois assumiu o cargo de diretora da escola.

Nas comunidades onde trabalhou sempre procurou desenvolver um trabalho com muita seriedade, organização e união, pois sempre realizou um trabalho gratificante sempre em conjunto com o Circulo de Pais e Mestres (CPM) e toda comunidade escolar.

Então, com o passar dos anos chegou a vez de Marli se aposentar. Foi então que encaminhou o pedido e ficou esperando trabalhando na Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança. Também desenvolveu seu trabalho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Salgado Filho, Duas Pontes e na Biblioteca Municipal. Foram muitos anos de um trabalho gratificante e com muitas realizações.

Atualmente aposentada curte a família, o neto. Com certeza a professora Marli deixou marcas e muitas saudades por onde passou.

 

Professora Laine Inês Balem

Nascida em 23 de setembro de 1956, filha de José e Maria Balem. Nasceu e se criou na comunidade do Roncador, onde sua família sempre foi atuante. Em 15 de junho de 1985 casou com João Bergossa, desta união, tem dois filhos: Alex e Lucas, dois netos o Gabriel e o Gustavo.

Assim como suas irmãs, aprendeu a trabalhar desde pequena nos afazeres domésticos e na lavoura. Trabalhou na agricultura até os 18 anos com seus pais, sempre acalentando o desejo de estudar, o que não era possível, pois na época não havia transporte e o ensino no interior era até a 4ª série.

Seu passatempo predileto eram os livros, sem televisão, a leitura era o que proporcionava conhecimento e o que facilitou sua entrada no magistério. No ano de 1975, mesmo sem formação acadêmica fez uma prova seletiva e começou a dar aulas. Foi aí então que voltou a estudar, cursando o supletivo à distância de 1º grau e magistério em Palmeira das Missões nas férias. Já casada e com um filho, fez faculdade em Ijuí também nas férias. Cursou pós-graduação em Rodeio Bonito e na Uri-FW.

Foi professora municipal por dois anos na Escola Santos Dumont, na comunidade do Roncador, por nove anos na Escola Otto Fellemberg, na comunidade da Sanga dos Índios, e após retornou para Escola Santos Dumont onde permaneceu por mais dois anos.

Em 1985, prestou seu primeiro concurso ao Magistério Estadual, sendo nomeada em 15 de agosto de 1986. Como professora estadual sempre atuou na Escola Bento Gonçalves, no Distrito de Vila Salete, onde permaneceu até 2014, atuando como regente de classe, vice-diretora e diretora.

Foram 39 anos dedicados ao magistério, sempre atuando com 40 horas. Por 21 anos foi alfabetizadora. Essa é a maior saudade da professora Laine Inês Balem.

 

Professora Eda Maria Dalla Nora Ues

Nascida no município de Faxinal do Soturno-RS, em 12 de dezembro de 1944. Com seis meses de idade, mudou-se com seus pais para Frederico Westphalen. Fez o ensino primário na Escola Nossa Senhora Auxiliadora de FW, o Normal Regional na Escola Frei Rogério, em Itapiranga-SC, em regime de internato, por quatro anos.

Quando formada, a convite do prefeito de Cunha Porã-SC, juntamente com dois colegas lecionou na escola da cidade, onde permaneceu por dois anos e meio. Aprovada em concurso, retornou para Frederico Westphalen, deu aula nas Escoas Afonso Penna, Rio da Varzea (por seis meses) e Sepé Tiaraju.

Foi da primeira turma da Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora e da primeira turma, da Fesau-URI, de Letras. Trabalhou como supervisora do Setor Regional da Campanha Nacional de Alimentação Escolar, cedida para o serviço público federal, por quatro anos.

Em 1974 casou com o advogado Dorvalino Ues e mudou-se para o município de Iraí. Casada com, tem quatro filhos e cinco netos. Aqui, lecionou no Instituto Estadual de Educação Visconde de Taunay, na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Antonio de Souza Netto, onde se aposentou em 1987, com 43 anos.

Concursada, voltou a lecionar na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, Distrito de Vila Salete até 10 de julho de 2006, completando 44 anos de atividade no setor da Educação.

Professora Eda foi secretária da Casa da Criança por muitos anos e presidente por dois anos. Ao longo de sua carreira, interagiu com alunos das mais variadas procedências, seres humanos aos quais dedicou todos os seus esforços e capacidade para contribuir na formação de seus alunos.

Hoje graças à tecnologia, a professora Eda pode comunicar-se com muitos d seus alunos, mesmo à distância.

Professora Lizete Von Mülhen

Filha de Aloísio e Lídia Von Mülhen, nasceu em 19 de novembro de 1951 na cidade de Iraí.

Formada na Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora de Frederico Westphalen

Cursou Faculdade de Letras, Português e Inglês na URI-FW

Licenciatura Plena, Faculdade de Filosofia, Ciências, Letras Dom Bosco em Santa Maria

Pós-graduação em especialização em Metodologia de Línguas: Português, Inglês e Espanhol na Faculdade de Ciências Socias Aplicada (Facis e Celer)

Professora Municipal nas seguintes Escolas

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Vicente Dutra e Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Gaspar Silveira Martins

Professora nas Escolas Estaduais

Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves

Escola Estadual de Ensino Fundamental Tancredo Neves

Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Nan Ga

Escola Estadual de Ensino Fundamental General Antonio de Souza Netto

Instituto Estadual de Educação Visconde de Taunay

Lizete sempre fez da sua profissão, a melhor possível, sempre pensando na educação das crianças e jovens de Iraí, nunca esquecendo os valores morais, sociais e religiosos. A professora encerrou suas atividades no ano de 2019.

Professora Tamára Silveira Martins Hartmann

Filha de Hélio Silveira Martins e Maria da Conceição Elaine Magnabosco Silveira, nasceu em 28 de janeiro de 1953, na capital do Estado, Porto Alegre.

Casada com Germano José Hartmann, tem três filhos sendo eles Mateus, Tomás e Denise. Duas noras – Nádia e Patrícia – um genro – Jefferson de Quadros. Cinco netos – Lucas, Felipe, Luísa, Heitor e Murilo.

Formação

1ª à 4ª série – Grupo Escolar Visconde de Taunay

1º à 4ª série – Ginásio Souza Neto

Curso Normal – Escola Notre Dame de Passo Fundo

- Letras – Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, na Fesau-FW

A professora Tamára iniciou sua carreira profissional em 19 de agosto de 1972 no grupo Escolar Visconde de Taunay, como professora de primeiro ano, após segundo e terceiro ano.

Durante sua carreira atuou nas Escolas Marechal Rondon, Duque de Caxias, Souza Netto e no Instituto Visconde de Taunay. Sua maior paixão foi lecionar Língua Portuguesa e Literatura Brasileira para os alunos do ensino médio. Para Ela, o verdadeiro e grande está no conhecimento e no saber, no domínio do idioma nacional, em todos os níveis, para a transformação do mundo para paz, o bem e a justiça social.

Em maio de 2015, após 42 anos de magistério, a professora Tamára aposentou-se. Orgulha se muito de ser parte de uma família dedicada ao magistério, sua vó materna Maria Júlia Thereza Müzzel Magnabosco, foi a primeira professora de Iraí, nomeada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Sua tia, Gladis Maria Magnabosco Weissheimer, que inclusive foi quem a alfabetizou, teve sua vida profissional dedicada ao magistério. A mãe, professora e, posteriormente, funcionária de escola. Com orgulho, seu filho Mateus, odontólogo também segue seus passos, é um excelente professor em sua área profissional.

Hoje, Tamára tem como rotina diária a leitura e informação, através de jornais e noticiários. Tamára descreve-se como pessoa simples, gosta de ficar em casa, dedicando-se à família, leituras, tricô e crochê.

Autor: Fernando Sucolotti

Fonte: Ascom/Câmara

Data: 19/10/2021


Localização

Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000

Horários de Atendimento

Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m

Entre em Contato

(55) 3745-1221

Sua opinião é muito importante

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.