O dia 20 de setembro, data histórica para os gaúchos, que liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre, iniciando a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de Independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos. Mas o que poucos sabem, é que, em 20 de setembro de 1935, data do Centenário da Revolução Farroupilha, também seria uma data histórica para a comunidade iraiense. Neste dia, era inaugurado o centro de tratamentos crenoterápicos Balneário Osvaldo Cruz, assim nomeado em homenagem ao médico sanitarista brasileiro Osvaldo Cruz.
Idealizado pelo engenheiro civil Antônio de Siqueira e projetado pela Comissão de Saneamento do Estado, no governo do General José Antônio Flores da Cunha, no ano de 1933, foi dada ordem para o início de execução da obra para construção do novo balneário, na administração municipal do prefeito Vicente de Paula Dutra.
Na época de sua inauguração era o mais moderno da América Latina no ramo de prestação de serviços de crenoterapia, com todos seus equipamentos oriundos da Alemanha. Sua edificação, em concreto armado e formato cilíndrico, lembram as antigas arenas romanas, sendo estrategicamente planejada pelo engenheiro civil Antônio de Siqueira para suportar a pressão das inúmeras inundações que o complexo sofre devido às cheias do rio do Mel.
A água mineral do balneário jorra de uma fonte rochosa com vazão de 3,8 litros por segundo e possui temperatura de 36,5ºC. É renomada mundialmente por ter recebido medalha de ouro em 1930, em Sevilha, na Espanha, por ocasião de uma exposição ibero-americana. Hoje é a segunda melhor do mundo e a melhor do Brasil em propriedades terapêuticas medicinais e rejuvenescedoras.
Dentre os serviços oferecidos pelo complexo Osvaldo Cruz estão atividades que vão desde a simples ingestão de águas minerais até uma piscina térmica para adultos e uma para crianças, salas com banheiras para hidromassagem (solteiro e casal), sala para aplicações de lamaterapia, chocoterapia, massagens, ducha escocesa e um grande parque florestal com uma área de 115.218, 15 metros quadrados, propício para a prática de caminhadas ao ar livre.
O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Martins, em nome do Poder Legislativo parabeniza todos os funcionários que fizeram e fazem parte da história do balneário, bem como os atuais funcionários, a Administração pelas constantes melhorias e toda comunidade.
Através da Lei Nº 2912 de 28/11/2016, de autoria do vereador Gilson Conzatti, o Balneário Osvaldo Cruz torna-se o símbolo do município de Iraí.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 20/09/2021
Larentis conquista retroescavadeira para agricultura do município
Seis matérias são discutidas durante sessão ordinária
Iraí Azul: Câmara realiza evento em prol do Novembro Azul
Iraí Azul - Evento transferido para novo local
Câmara realiza sessão ordinária nesta noite
Legislativo iraiense homenageia a UVB pelos seus 60 anos
Proclamação da República no Brasil: Um Marco na História
Plenário aprova projeto do Executivo que institui o Plano Municipal de Turismo de Iraí
Administração protocola dois projetos de lei
Mesa Diretora dá aval para instalação do gabinete de transição
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m