O vereador, Clério Larentis, cumpriu uma série de agenda na última semana, em Brasília, a fim de buscar mais recursos e programas federais para o atendimento de demandas da comunidade iraiense. Dentre os compromissos destaque para reunião com o Coordenador-geral de Acesso a Mercados, Mateus Soares da Rocha, do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DECAM/SAF/MAPA).
Na ocasião, Larentis buscou informações sobre o Programa Alimenta Brasil (PAB), do Governo Federal, com objetivo de trazer o PAB para o município de Iraí. De acordo com a proposta do Governo, o objetivo geral do Alimenta Brasil é, além de garantir a segurança alimentar, estimular a agricultura familiar mediante a inclusão econômica e social, bem como o acesso à alimentação para cidadãos em situação de vulnerabilidade social que lutam contra a incerteza sobre conseguirem ou não colocar o alimento à mesa. O ministro da Cidadania, João Roma, explicou que o Alimenta Brasil possibilitará a certeza da compra de produtos agrícolas de pequenos produtores no valor máximo de R$ 500 mensais.
Atento as necessidades de pequenos produtores da agricultura familiar, Larentis, apresentou nesta semana o Programa Alimenta Brasil ao Executivo Municipal, onde passou as informações recebidas pelo Coordenador, Mateus Soares da Rocha, que de acordo com ele o município deverá fazer um cadastro na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
Os recursos do Ministério são para a compra de alimentos de agricultores familiares, detentores da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), com a doação, de forma simultânea, às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas por unidades recebedoras. Entre estas entidades que vão receber as doações estão: Rede pública: CRAS, CREAS, hospitais (CEBAS), escolas, equipamentos de alimentação e nutrição (restaurantes populares, cozinhas comunitárias, banco de alimentos); - Rede privada (necessária inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social- CMAS): entidades de assistência social, como por exemplo creches comunitárias.
Os agricultores familiares podem aderir ao programa através de seu município, que fará a inclusão no programa preenchendo um termo de adesão. Podem participar agricultores familiares, que possuam DAP, dos seguintes grupos: comunidades tradicionais, comunidades quilombolas, comunidades indígenas, pescadores artesanais, extrativistas, silvicultores e apicultores, assentados da reforma agrária.
O sistema funciona de forma bem simples. O município vai adquirir os alimentos dos agricultores familiares e organizar as entregas para as entidades. E envia a prestação de contas para a Secretaria que confere, aprova e encaminha para o Ministério da Cidadania, que libera o pagamento para os agricultores familiares através do cartão PAA.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 31/08/2021
19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas
Sexta-feira Santa “O amor se fez silêncio na cruz”
Saúde e inclusão: Paulo Martins busca recursos para programas essenciais em Iraí
Larentis participa de reunião na Capital sobre recurso para construção de praça no Residencial Vô Brasil
Vereadores autorizam contratação emergencial de auxiliar de saúde bucal
Delegação de Iraí articulam cessão de imóvel estadual para Liga do Câncer
Emenda de bancada indicada em 2024 garante ambulância equipada para o município
R$ 729 mil em emendas impositivas dos vereadores de 2024 serão aplicados em Iraí em 2025
Mães compartilham experiências emocionantes durante roda de conversa do Abril Azul em Iraí
Aprovado projeto que extingue função gratificada e criação de novas gratificações
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m