O Poder Legislativo de Iraí aprovou na última sessão o Projeto de Resolução Nº 014/2021, que institui a Comenda Municipal do Mérito em Educação “Maria Júlia Thereza Müzzel Magnabosco”. A autoria do projeto é do presidente da Casa, o vereador Paulo Martins, que reconhece e valoriza o trabalho dos profissionais da educação no município.
A Comenda tem por objetivo homenagear os professores que contribuíram e ainda contribuem na educação do município. Poderão receber a honraria no máximo 18 profissionais da educação, sendo nove professores em atividade e nove professores aposentados, todos indicados pela Mesa Diretora. As Comendas serão entregues anualmente, no mês de outubro, a partir do dia 15, em alusão ao Dia do Professor, em sessão solene no Plenário da Câmara Luiz Baldin.
Para o autor do projeto, vereador Paulo Martins, a homenagem é importante, pois é a forma que o legislativo encontrou de valorizar os profissionais da educação, que são responsáveis pela formação e desenvolvimento de toda uma sociedade.
Já em relação à escolha do nome da Comenda, justifica-se em razão do excepcional serviço prestado pela professora Maria Júlia Thereza Müzzel Magnabosco ao município de Iraí, sendo ela a primeira professora do Município de Iraí, nomeada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por volta de 1930. Martins destacou a professora Maria como uma mulher visionária que programou métodos avançados nas escolas e prestou expressivos trabalhos em prol do ensino local.
O projeto de resolução foi aprovado por unanimidade.
Sobre Maria Júlia
Maria Júlia Thereza Müzzel Magnabosco nasceu no dia 26 de novembro de 1903, no município de São Leopoldo. Mudou-se para Iraí com seu esposo Cornélio Francisco Magnabosco no ano de 1930.
Dona Maria foi a primeira professora do Município de Iraí, nomeada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mulher visionária e empreendedora comprou a com seu salário de professora a casa comercial da família Gonçalves, localizada na esquina da Rua Antônio Siqueira e Valzumiro Dutra (Antiga Lotérica).
Por ocasião do cinquentenário da Escola Visconde de Taunay recebeu uma emocionante homenagem de seu bisneto, Mateus Silveira Martins Hartmann, que na época era aluno da escola.
Maria Júlia Thereza Müzzel Magnabosco faleceu no dia 31 de julho de 1994, em Iraí.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 20/08/2021
19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas
Sexta-feira Santa “O amor se fez silêncio na cruz”
Saúde e inclusão: Paulo Martins busca recursos para programas essenciais em Iraí
Larentis participa de reunião na Capital sobre recurso para construção de praça no Residencial Vô Brasil
Vereadores autorizam contratação emergencial de auxiliar de saúde bucal
Delegação de Iraí articulam cessão de imóvel estadual para Liga do Câncer
Emenda de bancada indicada em 2024 garante ambulância equipada para o município
R$ 729 mil em emendas impositivas dos vereadores de 2024 serão aplicados em Iraí em 2025
Mães compartilham experiências emocionantes durante roda de conversa do Abril Azul em Iraí
Aprovado projeto que extingue função gratificada e criação de novas gratificações
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m