Em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos no município, a Câmara de Vereadores, por iniciativa de todos os edis, concedeu o Título de Cidadão Amigo de Iraí, ao Padre Mauro Argenton, que se despede de Iraí após seis anos de atuação na comunidade. Padre Mauro está de partida para Roma, na Itália, onde irá cursar mestrado em Comunicação por dois anos.
A solenidade, realizada no Plenário Luiz Baldin, foi presidida pelo vereador Paulo Martins, destacando que com carisma e jeito determinado de levar o evangelho, Padre Mauro é uma inspiração para muitos fiéis, sendo um exemplo de cristão e de evangelizador, sempre disposto a atender à comunidade com uma palavra de fé e com ações que busquem a promoção do bem-estar do próximo.
Representando os edis, o vereador Gilson Conzatti, destacou que o Título Cidadão Amigo de Iraí é destinado a pessoas que fazem por Iraí, e que as Igrejas têm um papel fundamental na nossa comunidade, pois todas pregam a paz, a esperança e a união. “Todos vocês padre, pastores e pastora tem um papel fundamenta na nossa sociedade, pois levam à esperança, a fé e a dignidade principalmente para as pessoas mais necessitadas”, salientou Conzatti.
A sessão solene contou com a presença do prefeito, Antonio Vilson Bernardi, pastores do município que também receberam a honraria, amigos e familiares dos homenageados.
SOBRE O SACERDOTE
Padre Mauro Luiz Argenton nasceu no município de Alpestre, no dia 15 de janeiro de 1985. É o segundo filho do casal Mário Luiz e Silvia Maria Argenton. É irmão de Maico Jóse e Silmara Argenton.
Sua infância foi vivida em Alpestre, junto a sua família onde estudou na Escola Estadual Cristo Redentor. Ajudava na Igreja como coroinha, participava em grupos infantis no CTG e Coral Italiano. Ajudava nos trabalhos agrícolas, também como vendedor de picolés e depois como funcionário em um mercado.
Desde criança demonstrava sinais de ter a vocação sacerdotal. Aos 16 anos ingressou no Seminário em Frederico Westphalen, onde terminou o Ensino Médio e cursou o Propedêutico. Cursou filosofia na Unochapecó, morando em Nonoai, por três anos. Depois estudou Teologia, em Passo Fundo, por quatro anos.
No dia 13 de dezembro de 2009 Mauro foi ordenado presbítero. E a primeira missão foi em no município de Três Passos, onde permaneceu apenas por um ano. Foi chamado para coordenar a Animação Vocacional Da Diocese, e atuar como formador no Seminário Menor em Frederico Westphalen. Após dois anos voltou para a região celeiro, onde viveu sua primeira experiência como pároco, em Tiradentes do Sul.
Então, no início de 2015, foi transferido para Iraí. Onde atuou com dedicação e empenho para o bem da Igreja e de toda a sociedade. Desde 2017 Pe. Mauro tem intercalado sua atuação paroquial com o estudo de jornalismo, na Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen.
Seguindo a promessa que fez ao ser ordenado, Pe. Mauro tem dedicado sua vida a serviço daqueles que Deus o confiou.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 19/08/2021
19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas
Sexta-feira Santa “O amor se fez silêncio na cruz”
Saúde e inclusão: Paulo Martins busca recursos para programas essenciais em Iraí
Larentis participa de reunião na Capital sobre recurso para construção de praça no Residencial Vô Brasil
Vereadores autorizam contratação emergencial de auxiliar de saúde bucal
Delegação de Iraí articulam cessão de imóvel estadual para Liga do Câncer
Emenda de bancada indicada em 2024 garante ambulância equipada para o município
R$ 729 mil em emendas impositivas dos vereadores de 2024 serão aplicados em Iraí em 2025
Mães compartilham experiências emocionantes durante roda de conversa do Abril Azul em Iraí
Aprovado projeto que extingue função gratificada e criação de novas gratificações
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m