Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Resolução Nº 008/2021, que denomina a Galeria de Vereadoras da Câmara. A partir de agora a galeria passa a ser chamada de Galeria de Vereadoras “Theresinha Stangler”.
A homenagem foi proposta pelo vereador e presidente da Câmara, Paulo Martins, tendo por objetivo prestar homenagem e reconhecimento póstumo à memória de quem teve uma vida dedicada ao município de Iraí, bem como a quem ressaltou o valor da vida em abundância e distribuiu seus conhecimentos com quem deles precisava.
Theresinha Stangler foi a terceira mulher na história de Iraí a ocupar uma cadeira na Casa de Leis. Ela foi eleita nas eleições de 1982 com 237 votos para a 10ª Legislatura (1983/1988). No dia 09 de março de 1983 pediu licença do cargo de vereadora para assumir o cargo de Diretora do Setor Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura. Retornou ao cargo de vereadora no dia 14 de março de 1984. Theresinha foi a primeira vereadora a ser vice-presidente da Câmara nos anos de 1985 e 1988.
No ano de 1986 Theresinha Stangler entrou para história do Legislativo iraiense ao ser eleita como a primeira e única mulher presidente da Câmara de Vereadores de Iraí. A Srª Theresinha também foi secretária de Turismo Indústria e Comércio.
Theresinha De Jezus Stangler faleceu no dia 16 de setembro de 2020, aos 88 anos, no município de Santa Rosa.
Fotos: Arquivo Familiar
BIOGRAFIA
Theresinha de Jezus Stangler nasceu em São Miguel das Missões, no dia 09 de janeiro de 1932. Filha de Alfredo Mousquer e Cecy de Azambuja Mousquer. Aos cinco anos de idade mudou-se para Santo Ângelo, local onde estudou e formou-se normalista na Escola Madre Teresa Verzeri. Foi nesta mesma escola que iniciou sua carreira como professora, dedicando-se à alfabetização.
Em 27 de setembro de 1952 casou-se com Luiz Francisco Stangler, ele comerciante. Tiveram dois filhos, Marco Antonio Stangler e Carmen Lucia Stangler Zilio.
No ano de 1962 transferiram-se para Iraí, com a missão de tocar em frente o Engarrafamento de Água Mineral IRAÍ, empreendimento pertencente a seu pai, Edwino Stangler. Porém, nos anos 70 houve o fechamento, devido a não renovação da concessão de exploração da lava vertente pelo Governo Federal. Fato que levou a dedicarem-se ao comércio de bebidas.
Theresinha cursou em Passo Fundo a graduação em Ciências Biológicas e anos depois, graças ao seu ideal de ensinar, tornou-se Secretária Municipal de Educação, cargo que a incentivou multiplicar escolas pelo interior do município e, consequentemente lançou-se na política, candidata e eleita vereadora no ano de 1982.
No dia 09 de março de 1983, a vereadora Theresinha pediu licença do cargo de vereadora para assumir o cargo de Diretora do Setor Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura. Retornou ao cargo de vereadora no dia 14 de março de 1984. Theresinha foi a primeira vereadora a ser vice-presidente da Câmara nos anos de 1985 e 1988. Ela também foi a primeira e única mulher a presidir o Legislativo iraiense até o momento. Ela foi presidente da Câmara no ano de 1986. Theresinha também foi secretária de Turismo, Indústria e Comércio.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data: 12/07/2021
Larentis conquista retroescavadeira para agricultura do município
Seis matérias são discutidas durante sessão ordinária
Iraí Azul: Câmara realiza evento em prol do Novembro Azul
Iraí Azul - Evento transferido para novo local
Câmara realiza sessão ordinária nesta noite
Legislativo iraiense homenageia a UVB pelos seus 60 anos
Proclamação da República no Brasil: Um Marco na História
Plenário aprova projeto do Executivo que institui o Plano Municipal de Turismo de Iraí
Administração protocola dois projetos de lei
Mesa Diretora dá aval para instalação do gabinete de transição
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m