Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Resolução Nº 008/2021, que denomina a Galeria de Vereadoras da Câmara. A partir de agora a galeria passa a ser chamada de Galeria de Vereadoras “Theresinha Stangler”.
A homenagem foi proposta pelo vereador e presidente da Câmara, Paulo Martins, tendo por objetivo prestar homenagem e reconhecimento póstumo à memória de quem teve uma vida dedicada ao município de Iraí, bem como a quem ressaltou o valor da vida em abundância e distribuiu seus conhecimentos com quem deles precisava.
Theresinha Stangler foi a terceira mulher na história de Iraí a ocupar uma cadeira na Casa de Leis. Ela foi eleita nas eleições de 1982 com 237 votos para a 10ª Legislatura (1983/1988). No dia 09 de março de 1983 pediu licença do cargo de vereadora para assumir o cargo de Diretora do Setor Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura. Retornou ao cargo de vereadora no dia 14 de março de 1984. Theresinha foi a primeira vereadora a ser vice-presidente da Câmara nos anos de 1985 e 1988.
No ano de 1986 Theresinha Stangler entrou para história do Legislativo iraiense ao ser eleita como a primeira e única mulher presidente da Câmara de Vereadores de Iraí. A Srª Theresinha também foi secretária de Turismo Indústria e Comércio.
Theresinha De Jezus Stangler faleceu no dia 16 de setembro de 2020, aos 88 anos, no município de Santa Rosa.
Fotos: Arquivo Familiar
BIOGRAFIA
Theresinha de Jezus Stangler nasceu em São Miguel das Missões, no dia 09 de janeiro de 1932. Filha de Alfredo Mousquer e Cecy de Azambuja Mousquer. Aos cinco anos de idade mudou-se para Santo Ângelo, local onde estudou e formou-se normalista na Escola Madre Teresa Verzeri. Foi nesta mesma escola que iniciou sua carreira como professora, dedicando-se à alfabetização.
Em 27 de setembro de 1952 casou-se com Luiz Francisco Stangler, ele comerciante. Tiveram dois filhos, Marco Antonio Stangler e Carmen Lucia Stangler Zilio.
No ano de 1962 transferiram-se para Iraí, com a missão de tocar em frente o Engarrafamento de Água Mineral IRAÍ, empreendimento pertencente a seu pai, Edwino Stangler. Porém, nos anos 70 houve o fechamento, devido a não renovação da concessão de exploração da lava vertente pelo Governo Federal. Fato que levou a dedicarem-se ao comércio de bebidas.
Theresinha cursou em Passo Fundo a graduação em Ciências Biológicas e anos depois, graças ao seu ideal de ensinar, tornou-se Secretária Municipal de Educação, cargo que a incentivou multiplicar escolas pelo interior do município e, consequentemente lançou-se na política, candidata e eleita vereadora no ano de 1982.
No dia 09 de março de 1983, a vereadora Theresinha pediu licença do cargo de vereadora para assumir o cargo de Diretora do Setor Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura. Retornou ao cargo de vereadora no dia 14 de março de 1984. Theresinha foi a primeira vereadora a ser vice-presidente da Câmara nos anos de 1985 e 1988. Ela também foi a primeira e única mulher a presidir o Legislativo iraiense até o momento. Ela foi presidente da Câmara no ano de 1986. Theresinha também foi secretária de Turismo, Indústria e Comércio.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data: 12/07/2021
19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas
Sexta-feira Santa “O amor se fez silêncio na cruz”
Saúde e inclusão: Paulo Martins busca recursos para programas essenciais em Iraí
Larentis participa de reunião na Capital sobre recurso para construção de praça no Residencial Vô Brasil
Vereadores autorizam contratação emergencial de auxiliar de saúde bucal
Delegação de Iraí articulam cessão de imóvel estadual para Liga do Câncer
Emenda de bancada indicada em 2024 garante ambulância equipada para o município
R$ 729 mil em emendas impositivas dos vereadores de 2024 serão aplicados em Iraí em 2025
Mães compartilham experiências emocionantes durante roda de conversa do Abril Azul em Iraí
Aprovado projeto que extingue função gratificada e criação de novas gratificações
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m