Os vereadores aprovaram por unanimidade na noite desta segunda-feira, 5, o Projeto de Resolução Nº 009/2021, de autoria do vereador e presidente da Câmara Paulo Martins, que denomina a sede do Poder Legislativo de Iraí de “Vereador Carlos Ues”.
De acordo com o vereador, Paulo Martins, o Projeto de Resolução tem como objetivo homenagear uma pessoa da comunidade que dedicou sua vida à política de Iraí, além de ter dedicado a vida ao Movimento Tradicionalista levando o nome de Iraí a diversos Estados.
O Projeto de resolução determina ainda que a partir da sanção do texto, toda a documentação emanada do Poder Legislativo Municipal deverá conter no seu cabeçalho: “Câmara Municipal de Vereadores de Iraí Carlos Ues”.
Biografia de Carlos Ues
Filho de Aveliano e Antônia Ues, Carlos Ues nasceu em 02 de julho de 1956 no município de Iraí. Casou-se no ano de 1980 com Guiomar Theresinha Ues com a qual teve três filhas: Carlena, Karina e Carolina Ues.
De engraxate a empresário, em nenhum momento deixou de lado a preocupação com o bem da comunidade, procurando sempre estar integrado às atividades e ações sociais. Da sua grande integração social vieram as gestões e os cargos de liderança, onde foi presidente da Comunidade São José do Bairro Operário, lugar em que nasceu, se criou e sempre residiu.
Abraçou a causa tradicionalista, acarretando o exercício das funções de Patrão e Vice-patrão do Minuano CTG e, por sempre participar ativamente, foi eleito Coordenador da 28ª Região Tradicionalista e, posteriormente, Conselheiro do MTG. O movimento tradicionalista lhe trouxe o engajamento regional e estadual, onde teve tamanha atuação que o faz ser memorado até hoje.
A sua participação ativa na sociedade, a sua eterna preocupação com o bem-estar do outro e a sua paixão por Iraí, fomentaram o seu ingresso ao meio político, onde foi membro fundador do PMDB Jovem, seguindo sempre fiel a sua bandeira, participando de todas as executivas municipais do partido até assumir a presidência da executiva municipal do PMDB. Foi então que em 1996 colocou seu nome à disposição do partido para concorrer a uma vaga na vereança. Elegeu-se com 351 votos, sendo o segundo mais votado para o cargo de vereador. No ano de 1999, por unanimidade de votos, tornou-se presidente da Câmara Municipal de vereadores de Iraí.
Por estes e tantos outros feitos, Carlos Ues será para sempre lembrado, especialmente por defender veementemente a causa dos mais humildes e necessitados, bem como por sempre atuar como conciliador em prol de um bem maior que sempre foi o desenvolvimento da sua querida cidade de Iraí.
Carlos Ues faleceu em 23 de outubro de 2009, em um trágico acidente, deixando a família e os amigos consternados com a irreparável perda.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data: 05/07/2021
Larentis conquista retroescavadeira para agricultura do município
Seis matérias são discutidas durante sessão ordinária
Iraí Azul: Câmara realiza evento em prol do Novembro Azul
Iraí Azul - Evento transferido para novo local
Câmara realiza sessão ordinária nesta noite
Legislativo iraiense homenageia a UVB pelos seus 60 anos
Proclamação da República no Brasil: Um Marco na História
Plenário aprova projeto do Executivo que institui o Plano Municipal de Turismo de Iraí
Administração protocola dois projetos de lei
Mesa Diretora dá aval para instalação do gabinete de transição
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m