• ir para o menu
  • ir para o conteúdo

Escola do Legislativo recebe o nome de “Professora Cira Bastian”

Capa da notícia

Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Resolução Nº 006/2021, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Paulo Martins, que denomina a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Escola do Legislativo “Professora Cira Bastian”.

Segundo o presidente da Câmara, Paulo Martins, autor do projeto, o objetivo da homenagem foi reconhecer os relevantes serviços prestados pela professora Cira Bastian à comunidade iraiense levando o nome da “Cidade das Águas” pelo Brasil e mundo a fora com suas obras esculpidas em pedras e pelos anos dedicados a educação.

A Escola do Legislativo tem por objetivo oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades legislativas aos parlamentares, assessores e servidores, promover a realização de cursos de ambientação aos novos vereadores e assessores parlamentares no início de cada legislatura, e de desenvolver ações de educação para a cidadania no âmbito do Município, visando à aproximação da sociedade ao parlamento, principalmente a comunidade estudantil, como forma de colaborar com a realização de atividades parlamentares e políticas e aperfeiçoamento da representação popular e do sistema democrático.

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, o jornalista e assessor de imprensa da Câmara, Fernando Sucolotti, devido à pandemia, os trabalhos estão concentrado na criação da Biblioteca do Legislativo, que será destinada a todos os cidadãos, que poderão frequentar as instalações, fazer pesquisas no acervo bibliográfico.

Em outubro de 2018, a professora Cira Bastian, recebeu o recebeu o título “Cidadão Amigo de Iraí”. A honraria foi uma homenagem do vereador Paulo Martins.

Conheça a trajetória da professora Cira Bastian

Elzira Agnes Bastian nasceu em Iraí, no dia 04 de outubro de 1935. Filha de Ottmar e Amalia Bastian. Concluiu seus estudos primários no ano de 1957. Em 1967 terminou o ginásio no município, seguindo com o curso técnico de contabilidade extensão da Escola Comercial Antonio de Souza Netto de Frederico Westphalen, concluído no ano de 1970. Seus estudos universitários foram finalizados no município de Passo Fundo em 1975, formando-se em Artes Plásticas na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Seu primeiro trabalho surgiu como uma brincadeira no rio do Mel, nos arredores do Balneário Osvaldo. Quando junto com um grupo de amigas estavam caminhando nas águas rasas do rio, Cira falou “vejo nestas pedras dentro da água o rosto de uma mulher muito bonita”, foi uma risada geral. Porém a teimosia venceu, a artista recolheu cascalhos e no mesmo dia iniciou o trabalho e realmente fez o quadro que por muitos anos ficou exposto na entrada do Hotel Avenida. Assim, Cira iniciou sua vida artística.

O reconhecimento veio logo e com ele a fama quando uma jornalista de Porto Alegre passava suas férias em Iraí conheceu seu trabalho e convidou a artista para expor suas obras no antigo Teatro Leopoldina, na capital do estado. Suas obras ali permaneceram expostas por vários meses, despertando a curiosidade dos visitantes do famoso teatro, pois suas obras eram uma novidade no mundo da arte. Confeccionados com seixos rolados, argolas, ametistas, topázio e colocado sob madeira, formando figuras humanas, paisagens ou composições estilizadas.

Cira Bastian realizou exposições por diversas cidades do Brasil, entre elas Brasília. Dentre todas suas obras, a professora Cira gosta de ressaltar duas obras, que talvez sejam os dois maiores trabalhos de sua vida. O primeiro surgiu num jantar com o então governador Amaral de Souza, quando ela foi convidada pelo Monsenhor Ernesto Boton que ficou encantado com seus quadros expostos no salão do hotel, a esculpir o altar da Igreja Católica de Iraí todo em pedras. O projeto levou quatro anos para ficar pronto, mas o resultado não poderia ser outro, ficou um espetáculo. O painel tem 28 metros quadrados e foram utilizados mais de 600 quilos de pedras na sua produção. Outra obra importante é a que se encontra hoje no Vaticano.

Elzira Agnes Bastian foi membro da Academia Iraiense de Letras (AILA) ocupando a Cadeira nº 05 - ÉRICO VERÍSSIMO.

Autor: Fernando Sucolotti

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data: 10/06/2021


Localização

Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000

Horários de Atendimento

Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m

Entre em Contato

(55) 3745-1221

Sua opinião é muito importante

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.