A vice-presidente da Câmara de Vereadores de Iraí, Maristela Panegalli, foi nomeada pelo presidente da UVB, Gilson Conzatti, como conselheira consultiva da União dos Vereadores do Brasil. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, 28, durante a Programação do Encontro Nacional de Legislativos Municipais e Fórum da Mulher Parlamentar, na Capital Federal.
Para presidente do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar da UVB, foi a vereadora do município de Serrinha (BA), Edylene Ferreira; primeira vice-presidente, Luana Neiland (Tunas/RS); segunda vice-presidente, Larissa Rosado (Mossoró/RN); Secretaria Geral, Lívia Maia (Limoeiro do Norte-CE), primeira Secretaria Adjunta, Viviane Peixoto de Santana Amorgosa (BA); segunda Secretária Adjunta, Maria Abadia de Castro e Souza (Vianópolis/GO).
O Conselho Consultivo ficou definido assim: Maristela Panegalli (Iraí/RS), Luirce Teixeira Paz (Cruz Alta/RS), Zezilia dos Santos Martins (Luís Eduardo Magalhães/BA), Elany Santos Silva (Grajaú/MA), Daiana Bastos (Luís Eduardo Magalhães/BA), Rafaela Ferreira (Valencia do Piauí /PI) e Carla Menezes de Saldanha Marinho (RS).
A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve presente no evento. À frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) desde janeiro de 2019, Damares continua o trabalho incessante em prol dos direitos de mulheres, crianças, adolescentes, jovens, idosos, pessoas com deficiência, povos e comunidades tradicionais e da família.
Em sua participação no Fórum Nacional da Mulher Parlamentar, alertou aos vereadores e vereadoras presentes sobre a importância de projetos de implantação nos municípios, como rede de proteção as mulheres, idosos, crianças e adolescente que sofrem violência Doméstica que tem crescido em meio á pandemia da Covid-19 em razão das medidas de isolamento social.
O governo disponibiliza os canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o Disque 100, o Ligue 180 e o aplicativo Direitos Humanos Brasil, responsáveis por receber, ouvir e encaminhar denúncias de violações aos direitos humanos. Pelo aplicativo é possível, inclusive, enviar fotos e vídeos que, segundo Damares, já antecipam a prova do crime. Todos esses canais também estão acessíveis em Libras, para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. De acordo com Damares, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também trabalha para que todos os estados tenham boletim de ocorrência online para violência doméstica. A ferramenta, segundo ela, já está disponível em 14 estados.
A ministra também manifestou preocupação com a violência contra o idoso e disse que, além da violência física, nesse caso, há também a violência patrimonial. Segundo ela, há denúncias de que parentes e pessoas próximas de idosos estão utilizando procurações para fazer antecipação de herança ou venda de imóveis.
No município de Iraí, a vereadora Maristela é a Procuradora da Mulher do Poder Legislativo de Iraí, onde o principal objetivo é o de zelar pela defesa dos direitos da mulher.
O Fórum Nacional da Mulher Parlamentar é um órgão consultivo da UVB, conforme o estatuto da entidade municipalista do legislativo municipal. O mandato da diretoria tem duração de um ano, e se encerra em abril de 2022.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data: 28/04/2021
Larentis conquista retroescavadeira para agricultura do município
Seis matérias são discutidas durante sessão ordinária
Iraí Azul: Câmara realiza evento em prol do Novembro Azul
Iraí Azul - Evento transferido para novo local
Câmara realiza sessão ordinária nesta noite
Legislativo iraiense homenageia a UVB pelos seus 60 anos
Proclamação da República no Brasil: Um Marco na História
Plenário aprova projeto do Executivo que institui o Plano Municipal de Turismo de Iraí
Administração protocola dois projetos de lei
Mesa Diretora dá aval para instalação do gabinete de transição
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m