A Câmara de Vereadores de Iraí realizou na noite da última segunda-feira, 19, sua décima sessão ordinária do ano. Conduzida pelo presidente Clério Larentis, com apoio do vice-presidente Paulo Martins e do primeiro-secretário Jacson Antônio Volpin.
Durante a sessão, ocorreu a posse do suplente de vereador Nelci Francisconi do Amaral, que passa a ocupar temporariamente a vaga da vereadora titular Neli Ribeiro. No decorrer da reunião os parlamentares apreciaram 18 matérias, sendo três de autoria do Executivo e 15 do Legislativo. Entre os projetos aprovados por unanimidade, destacam-se os de iniciativa do Executivo: o Projeto de Lei nº 035/2025, que autoriza a concessão de incentivo financeiro aos profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Saúde Bucal e equipe multiprofissional (Emulti), conforme Portaria do Ministério da Saúde; o Projeto de Lei nº 036/2025, que permite ao Município custear despesas com a 19ª Cavalgada da Fé; e o Projeto de Lei nº 037/2025, que altera a legislação do auxílio transporte aos estudantes.
Do Legislativo, foram aprovadas diversas proposições, como o Projeto de Lei nº 005/2025, de autoria do vereador Paulo Martins, que institui a Semana Municipal da Educação Legislativa no calendário oficial de eventos do município, e os Projetos de Decreto Legislativo nº 003 e nº 004/2025, que concedem o Título de Cidadão Honorário de Iraí a Rodrigo Michelon e Mauricio Mateus Lorenzato, respectivamente, de autoria do vereador Miguel Angelo Strozak.
Também foram aprovados três requerimentos importantes, todos por oito votos favoráveis. O Requerimento nº 007/2025, de autoria do presidente Clério Larentis e demais vereadores, solicita ao Executivo informações detalhadas sobre as obras em andamento nos dois parquinhos públicos do município. O Requerimento nº 008/2025, de autoria do vereador Clério Larentis, que solicita a prestação de contas do Carnaval Regional de 2025, cuja realização contou com aporte financeiro do município, mas até o momento não teve a devida transparência quanto à utilização dos recursos. Já o Requerimento nº 009/2025, apresentado pelos vereadores Clério Larentis, Gilson Conzatti e Miguel Ângelo Strozak, requer o envio da relação completa de cargos comissionados da Prefeitura, incluindo suas atribuições, visando esclarecer possíveis distorções entre nomeações e funções exercidas.
No campo das homenagens e manifestações públicas, os parlamentares aprovaram a Moção de Congratulação nº 003/2025, de autoria do vereador Paulo Martins, em reconhecimento à presidente da FAMURS e prefeita de Nonoai, Adriana Perin de Oliveira, além da Moção de Pesar nº 007/2025, direcionada à família de Miguel Angelo Osório Junior, falecido no dia 17 de maio.
Diversas indicações também foram apresentadas. Entre elas, o Anteprojeto nº 001/2025, de autoria do vereador Paulo Martins, que propõe a criação de um programa municipal de incentivo à utilização da musicoterapia como tratamento complementar para pessoas com deficiência e TEA; a de nº 022/2025, de Clério Larentis, que solicita calçamento e iluminação para a Rua Eurico Nunes da Silva, reforçada por abaixo-assinado dos moradores; e a de nº 023/2025, de Thiago Cerutti e Guilherme Ferraz, que propõe adesão ao programa estadual RS Qualificação Recomeçar, iniciativa que pode beneficiar trabalhadores locais com cursos e bolsas de incentivo.
Outras indicações trataram de demandas comunitárias específicas, como a Indicação nº 024, de Clério Larentis, solicitando a manutenção da iluminação pública em diversas localidades, já a Indicação nº025, de Guilherme Ferraz, solicitando a autorização para reforma voluntária da capela mortuária do cemitério municipal. O vereador Paulo Martins apresentou a Indicação nº 026, solicitando que sejam realizados serviços de patrolamento e passagem de rolo compactador na estrada da Comunidade do Roncador, após a ponte que dá acesso aos Biribio. Também solicitou para patrolar a Linha Uvaieira e Sanga dos Índios. Por fim, o vereador Miguel Angelo Strozak apresentou a Indicação nº 027, propondo a concessão da Comenda do Produtor Rural ao agricultor Edson Luiz Folle, reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento do setor agropecuário local.
A próxima sessão ordinária da Câmara está marcada para o dia 2 de junho. A reunião demonstrou mais uma vez o comprometimento dos vereadores com a transparência, fiscalização e valorização das demandas da comunidade iraiense.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 20/05/2025
Câmara autoriza Executivo a realizar operação de crédito no valor de R$ 2,9 milhões com o Banco do Brasil
Executivo retira projeto que criaria cargos de motorista e segurança
Legislativo analisa quatro projetos do Executivo nesta noite
Poder Executivo protocola quatro projetos de lei para apreciação na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores
Paulo Martins propõe reforço na identidade e na mobilidade das comunidades do interior
Aprovada criação das subsecretarias da Juventude e Desporto e dos Povos Indígenas em Iraí
Conzatti propõe redução do IPTU para famílias que residem em áreas de alagamento
Vereadora Neli Ribeiro assume secretaria municipal e suplente indígena toma posse na Câmara
Aprovado projeto que valoriza e fortalece o artesanato dos povos indígenas
Feliz dia das Mães
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m