Os membros das comissões permanentes da Câmara de Vereadores se reuniram na manhã desta segunda-feira, 13, para avaliar os projetos que estarão na pauta da sessão ordinária marcada para a noite de hoje. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Economia, Finanças e Orçamentos, Paulo Martins e pelo presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Redação Final, Miguel Angelo Strozak.
Entre as matérias discutidas pelos membros das comissões estão os PL 001/25, que autoriza o Poder Executivo municipal a assegurar aos servidores públicos municipais vencimento não inferior a um salário mínimo nacional; PL Nº 002/25, que autoriza o Executivo a contratar servidores para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, sendo até 20 auxiliares de creche; até 20 serventes; até 20 professores de educação infantil; até 20 professores de anos iniciais; até três professores de português; até três professores de matemática; até três professores de história; até três professores de educação física; até três professores de ciências e até três vigilantes. Todas as contratações serão observadas a ordem de classificação do concurso público e/ou processo seletivo simplificado municipal vigente.
Já o PL Nº 003/25, que autoriza o Executivo à ceder o professor de educação física, Esequiel Tonial, à Assembleia Legislativa do Estado com ônus ao município, recebeu parecer contrário da assessoria jurídica da Casa, e foi baixado para estudo pelas comissões. Agora a Casa Legislativa irá solicitar um parecer do Tribunal de Contas, pois o referido projeto prevê a cedência com ônus ao Munícipio, sendo que, na hipótese de cedência prevista no inciso I, do artigo 103, da Lei Municipal nº 1.368/92 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Iraí/RS) – para exercício de função de confiança – prevê o parágrafo único do referido dispositivo legal que a cedência será sem ônus para o Município.
Também foi discutido o Projeto de Lei do Legislativo nº 001/2025, que dispõe sobre o congelamento do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do município de Iraí. Seguindo os trâmites legais os projetos foram encaminhados para a Mesa Diretora.
Integram a Comissão de Economia, Finanças e Orçamentos, Paulo Martins como presidente; Guilherme Ferraz como relator e Neli Ribeiro como membro. A Comissão de Constituição, Legislação e Redação Final é composta por Miguel Angelo Strozak como presidente; Jacson Antonio Volpin como relator e Thiago Fernando Cerutti como membro.
A sessão será realizada a partir das 18 horas no plenário da Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais. A participação do público é fundamental para acompanhar as decisões que moldarão o futuro da cidade.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 13/01/2025
Município é contemplado com R$ 100 mil para infraestrutura da saúde
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo 2025 reforça a importância do respeito e da inclusão
Larentis conquista equipamentos para patrulha da Agrícola da Vila Salete
Câmara recebe roda de conversa sobre TEA com transmissão ao vivo
Intercambistas franceses visitam propriedades rurais em Iraí para troca de experiências
Deputado Afonso Hamm destina emenda para aquisição de caminhão distribuidor de adubo
Executivo recebe autorização para contratar psicólogo, professores, operários e operadores de máquina e veículos
Câmara aprova projeto de reestruturação administrativa e criação de novas secretarias
Paulo Martins solicita informações referente a pavimentação asfáltica
Larentis cobra reposição salarial para servidores públicos
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m