Câmara aprova PL de Paulo Martins que institui a ‘Semana de Conscientização do Autismo

Em sessão ordinária da Câmara de Iraí, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei do Legislativo Nº 006/2024, de autoria do vice-presidente da Câmara, Paulo Martins, que institui a Semana Municipal de Conscientização Sobre o Autismo em Iraí. A proposta visa ampliar a conscientização e promover a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade.

De acordo o texto do projeto, a Semana Municipal de Conscientização Sobre o Autismo será comemorada anualmente, entre os dias 02 a 08 de abril. A inclusão deste evento no calendário oficial do município destaca a importância de sensibilizar a população sobre o tema, onde a sociedade civil organizada, o Poder Executivo e Poder Legislativo, e grupos organizados de pais poderão realizar eventos sobre a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, a exemplo de campanhas, debates, seminários, aulas, palestras, eventos esportivos, distribuição de panfletos, cartilhas, cartazes com ações educativas, entre outras atividades que contribuam para a divulgação do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo o autor do projeto, o vereador Paulo Martins, em sua manifestação na tribuna, destacou a importância da aprovação do projeto, reforçando seu compromisso com as famílias. “As pessoas com autismo e seus familiares precisam de ajuda e respeito, por isso o meu projeto tem por objetivo promover campanhas educativas para serem usadas como ferramentas em busca de eliminar a discriminação e ainda criar e ampliar medidas de inclusão social e participação comunitária dos autistas”, salientou Martins.

Dados revelam que existem aproximadamente 70 milhões de autistas no mundo e dois milhões no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Pesquisas indicam que 1 em cada 36 crianças é autista. Por esses dados em torno de 1 a 2% da população está no espectro autista, com margem para ampliação, sendo que a maior incidência é em meninos, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com Autismo.

Mundialmente, o Dia de Conscientização do Autismo é lembrado no dia 2 de abril.

Data: 26/04/2024