O Dia Nacional da Mamografia celebrado nesta segunda-feira, 5, foi instituído no ano de 2008, pela Lei Federal Nº 11.695/08, é uma das datas mais importantes para a saúde das mulheres. Além de lembrar a importância dos exames preventivos contra o câncer de mama, sua divulgação busca conscientizar a sociedade de que a realização de um simples exame pode salvar vidas.
Por meio do exame, feito com equipamento de raio-X chamado mamógrafo, é possível detectar nódulos nos seios antes mesmo de serem palpáveis, o que possibilita o início do tratamento em fases iniciais da doença, elevando as chances de cura. O aparelho emprega baixas doses de raios-X e não é prejudicial para a saúde. Em geral, são feitas duas incidências dos raios em cada mama e, quando necessário, são realizadas incidências complementares.
No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde, assim como a da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a de outros países, é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que a realização anual do exame deve iniciar a partir dos 40 anos, mas nos casos em que a paciente tiver histórico familiar para câncer de mama (como mãe, pai, irmã) a mamografia deve ser iniciada pelo menos 10 anos antes da idade em que o familiar apresentou a doença.
Ainda de acordo com a SBM, o autoexame é indicado como autoconhecimento em relação ao próprio corpo, uma vez que, só ajuda na identificação de tumores maiores, pois muitas lesões ainda pequenas, não são palpáveis, por isso o recomendado é a realização do exame clínico feito por profissional da saúde e também a mamografia.
Imagem: Divulgação
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 05/02/2024
Larentis conquista retroescavadeira para agricultura do município
Seis matérias são discutidas durante sessão ordinária
Iraí Azul: Câmara realiza evento em prol do Novembro Azul
Iraí Azul - Evento transferido para novo local
Câmara realiza sessão ordinária nesta noite
Legislativo iraiense homenageia a UVB pelos seus 60 anos
Proclamação da República no Brasil: Um Marco na História
Plenário aprova projeto do Executivo que institui o Plano Municipal de Turismo de Iraí
Administração protocola dois projetos de lei
Mesa Diretora dá aval para instalação do gabinete de transição
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m