O Dia Nacional da Mamografia celebrado nesta segunda-feira, 5, foi instituído no ano de 2008, pela Lei Federal Nº 11.695/08, é uma das datas mais importantes para a saúde das mulheres. Além de lembrar a importância dos exames preventivos contra o câncer de mama, sua divulgação busca conscientizar a sociedade de que a realização de um simples exame pode salvar vidas.
Por meio do exame, feito com equipamento de raio-X chamado mamógrafo, é possível detectar nódulos nos seios antes mesmo de serem palpáveis, o que possibilita o início do tratamento em fases iniciais da doença, elevando as chances de cura. O aparelho emprega baixas doses de raios-X e não é prejudicial para a saúde. Em geral, são feitas duas incidências dos raios em cada mama e, quando necessário, são realizadas incidências complementares.
No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde, assim como a da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a de outros países, é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que a realização anual do exame deve iniciar a partir dos 40 anos, mas nos casos em que a paciente tiver histórico familiar para câncer de mama (como mãe, pai, irmã) a mamografia deve ser iniciada pelo menos 10 anos antes da idade em que o familiar apresentou a doença.
Ainda de acordo com a SBM, o autoexame é indicado como autoconhecimento em relação ao próprio corpo, uma vez que, só ajuda na identificação de tumores maiores, pois muitas lesões ainda pequenas, não são palpáveis, por isso o recomendado é a realização do exame clínico feito por profissional da saúde e também a mamografia.
Imagem: Divulgação
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 05/02/2024
Feliz Páscoa 2025
19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas
Sexta-feira Santa “O amor se fez silêncio na cruz”
Saúde e inclusão: Paulo Martins busca recursos para programas essenciais em Iraí
Larentis participa de reunião na Capital sobre recurso para construção de praça no Residencial Vô Brasil
Vereadores autorizam contratação emergencial de auxiliar de saúde bucal
Delegação de Iraí articulam cessão de imóvel estadual para Liga do Câncer
Emenda de bancada indicada em 2024 garante ambulância equipada para o município
R$ 729 mil em emendas impositivas dos vereadores de 2024 serão aplicados em Iraí em 2025
Mães compartilham experiências emocionantes durante roda de conversa do Abril Azul em Iraí
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m