O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Conzatti, apresentou na última sessão ordinária, o Projeto de Resolução nº 012/2023, que dispõe sobre a criação da Procuradoria Especial da Defesa, Proteção e Direitos dos Animais, no âmbito do Poder Legislativo de Iraí, projeto que foi aprovado por unanimidade.
Agora o município de Iraí passa a contar com uma Procuradoria Especial da Defesa, Proteção e Direitos dos Animais, que ampliará a rede proteção, recebendo e encaminhado as denúncias de violência, abandono ou maus tratos contra animais. Mesmo fazendo parte da estrutura do Legislativo, o que quer dizer que vai contar com o suporte técnico da Casa, a Procuradoria, como prevê o projeto apreciado, será um órgão independente.
A Procuradoria será? constituída de um Procurador de Defesa dos Direitos dos Animais e um Procurador Adjunto, designados pelo presidente da Câmara, no início de cada ano legislativo, sendo que, o mandato acompanhara? a periodicidade da eleição da Mesa Diretora, dentre os vereadores que manifestarem interesse.
De acordo com o autor do projeto, o vereador Gilson Conzatti, a procuradoria é um avanço nas políticas públicas de proteção animal no município, e permitirá a discussão sobre o tema, haja vista que o assunto é uma questão de saúde pública, já que muitas doenças são transmitidas por falta de cuidados com os animais. Conzatti ainda destacou que buscou a ideia da Câmara de Vereadores de Pato Branco-PR, onde a presidente da Casa de Leis de lá, Thania Caminski Gehlen, é autora do PL, e que isso é o fruto dos encontros dos vereadores, onde várias ideias são trocadas entre os parlamentares.
Caberá a Procuradoria fiscalizar e acompanhar a execução de programas, convênios e contratos do Município voltados a promoção da segurança, proteção e combate aos maus tratos contra os animais; promover pesquisas, campanhas, palestras e estudos sobre a violência e maus tratos contra animais, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídio as Comissões da Câmara Municipal; cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados voltados a? implementação de políticas protetivas e de combate aos maus tratos praticados contra os animais.
A Câmara de Vereadores de Iraí é a segunda Casa Legislativa no Brasil a criar a Procuradoria Especial da Defesa, Proteção e Direitos dos Animais.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 12/12/2023
Feliz Páscoa 2025
19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas
Sexta-feira Santa “O amor se fez silêncio na cruz”
Saúde e inclusão: Paulo Martins busca recursos para programas essenciais em Iraí
Larentis participa de reunião na Capital sobre recurso para construção de praça no Residencial Vô Brasil
Vereadores autorizam contratação emergencial de auxiliar de saúde bucal
Delegação de Iraí articulam cessão de imóvel estadual para Liga do Câncer
Emenda de bancada indicada em 2024 garante ambulância equipada para o município
R$ 729 mil em emendas impositivas dos vereadores de 2024 serão aplicados em Iraí em 2025
Mães compartilham experiências emocionantes durante roda de conversa do Abril Azul em Iraí
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m