No dia 20 de setembro de 1935, data do Centenário da Revolução Farroupilha, também foi uma data histórica para a comunidade iraiense. Neste dia, era inaugurado o Centro de Tratamentos Crenoterápicos Balneário Osvaldo Cruz, assim nomeado em homenagem ao médico sanitarista brasileiro Osvaldo Cruz.
Idealizado pelo engenheiro civil Antônio de Siqueira e projetado pela Comissão de Saneamento do Estado, no governo do General José Antônio Flores da Cunha, no ano de 1933, foi dada ordem para o início de execução da obra para construção do novo balneário, na administração municipal do prefeito Vicente de Paula Dutra.
Na época de sua inauguração era o mais moderno da América Latina no ramo de prestação de serviços de crenoterapia, com todos seus equipamentos oriundos da Alemanha. Sua edificação, em concreto armado e formato cilíndrico, lembram as antigas arenas romanas, sendo estrategicamente planejada pelo engenheiro civil Antônio de Siqueira para suportar a pressão das inúmeras inundações que o complexo sofre devido às cheias do rio do Mel.
A água mineral do balneário jorra de uma fonte rochosa com vazão de 3,8 litros por segundo e possui temperatura de 36,5ºC. É renomada mundialmente por ter recebido medalha de ouro em 1930, em Sevilha, na Espanha, por ocasião de uma exposição ibero-americana. Hoje é a segunda melhor do mundo e a melhor do Brasil em propriedades terapêuticas medicinais e rejuvenescedoras.
Dentre os serviços oferecidos pelo complexo Osvaldo Cruz estão atividades que vão desde a simples ingestão de águas minerais até uma piscina térmica para adultos e uma para crianças, salas com banheiras para hidromassagem (solteiro e casal), sala para aplicações de lamaterapia, chocoterapia, massagens, ducha escocesa e um grande parque florestal com uma área de 115.218, 15 metros quadrados, propício para a prática de caminhadas ao ar livre.
O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Martins, em nome do Poder Legislativo parabeniza todos os funcionários que fizeram e fazem parte da história do balneário, bem como os atuais funcionários, a Administração pelas constantes melhorias e toda comunidade. Na última sessão ordinária, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 060/23, de autoria da Administração, autorizando a mesma comprar um elevador novo para o Balneário Oswaldo Cruz,
Através da Lei Nº 2912 de 28/11/2016, de autoria do vereador Gilson Conzatti, o Balneário Osvaldo Cruz torna-se o símbolo do município de Iraí.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 20/09/2023
Feliz Páscoa 2025
19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas
Sexta-feira Santa “O amor se fez silêncio na cruz”
Saúde e inclusão: Paulo Martins busca recursos para programas essenciais em Iraí
Larentis participa de reunião na Capital sobre recurso para construção de praça no Residencial Vô Brasil
Vereadores autorizam contratação emergencial de auxiliar de saúde bucal
Delegação de Iraí articulam cessão de imóvel estadual para Liga do Câncer
Emenda de bancada indicada em 2024 garante ambulância equipada para o município
R$ 729 mil em emendas impositivas dos vereadores de 2024 serão aplicados em Iraí em 2025
Mães compartilham experiências emocionantes durante roda de conversa do Abril Azul em Iraí
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m