O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Conzatti, foi internado nesta semana no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, devido a uma infecção causado provavelmente pelo cateter duplo jota, colocado após passar por um procedimento cirúrgico.
No dia 31 de março, Conzatti começou a sentir “forte dor na lombar”, o que seria compatível com nefrolitíase – as famosas pedras nos rins. Após passar por exames foi confirmado a existência do cálculo renal. Devido aos compromissos oficias não foi possível uma intervenção cirúrgica na época. A cirurgia ocorreu a pouco menos de duas semanas, onde foram retiradas duas pedras.
Segundo informações, Conzatti passará por um procedimento na tarde deste sábado, 13, para a retirada do cateter e seguirá internado no hospital.
Entenda o problema
Popularmente conhecido como pedra nos rins (entenda na arte abaixo), o cálculo renal é uma massa ou agregado cristalino sólido que se forma nos rins a partir de sais minerais presentes na urina. Em 80% das vezes, atinge homens e na maioria das vezes é expelido pela urina, sem manifestar sintomas. Quando atinge dimensão geralmente superior a 3 mm, pode provocar a obstrução da uretra, o que causa a cólica renal, com dores agudas – na região lombar, na costela, anca ou virilha.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 13/05/2023
Larentis conquista retroescavadeira para agricultura do município
Seis matérias são discutidas durante sessão ordinária
Iraí Azul: Câmara realiza evento em prol do Novembro Azul
Iraí Azul - Evento transferido para novo local
Câmara realiza sessão ordinária nesta noite
Legislativo iraiense homenageia a UVB pelos seus 60 anos
Proclamação da República no Brasil: Um Marco na História
Plenário aprova projeto do Executivo que institui o Plano Municipal de Turismo de Iraí
Administração protocola dois projetos de lei
Mesa Diretora dá aval para instalação do gabinete de transição
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m