Com o intuito de manter viva a memória do legislativo iraiense, o jornalista e assessor de imprensa da Câmara de Vereadores, Fernando Sucolotti, desenvolveu um projeto de resgate fotográfico e também histórico do Parlamento iraiense.
A ideia do projeto surgiu em janeiro de 2020, quando ficou definido que a Câmara teria uma sede própria. A partir daí Sucolotti iniciou uma pesquisa para levantar quantas sessões teriam sido realizadas no prédio da prefeitura, pois desde sua instalação a Câmara sempre foi no mesmo prédio do Centro Administrativo. Após esse estudo, iniciou o levantamento dos nomes de todos os vereadores que passaram pela Casa, desde titulares e suplentes. Com todos os dados necessários na mão, deu-se início ao trabalho mais complicado, fazer o levantamento fotográfico dos parlamentares desde 1936. Passaram pela Casa de Leis 231 vereadores, sendo que desse número apenas 10 são mulheres, assumiram a presidência 40 vereadores e até o momento apenas a vereadora Theresinha de Jesus Stangler (in memoriam) assumiu a presidência da Câmara.
De acordo com Sucolotti, agora o Legislativo tem sua história recuperada, e futuramente poderá ser escrito um livro. “O meu trabalho teve por objetivo zelar pela história do legislativo, desde sua instalação e garantir a preservação, a conservação e o acesso da população a este acervo, proporcionando à comunidade, especialmente estudantes, a oportunidade de conhecer quem fez parte Poder Legislativo", destacou o jornalista.
A história da Câmara de Iraí é muito rica, pois no ano de 1935, nas eleições municipais onde as mulheres tiveram o direito de votar e ser votada, Iraí registrou um fato histórico, elegeu a primeira mulher vereadora, Teresa Elisa Loock, sendo destaque nacional, pois nessa época Teresa foi uma das poucas mulheres eleitas no Brasil.
Por fim, Sucolotti destacou que ainda continua em busca de fotografias dos vereadores, principalmente da vereadora Teresa Elisa Loock e que o acervo fotográfico pode ser conferido no site oficial da Câmara ou nas redes sociais, onde estão disponíveis por legislatura e a galeria dos presidentes. “Como sou um apaixonado pela história do nosso município, onde já fiz trabalho de resgate fotográfico, não poderia ser diferente com o nosso legislativo. Foram dois anos de pesquisa, leitura de todas as atas, desde 1935 até os dias atuais. Durante esses dois anos contei com a colaboração da minha colega na época a Andressa Lehmann, do Sr. Germano Hartmann, do Dr. Dorvalino Ues e do suporte dos presidentes Gilson Conzatti e Paulo Martins, que me deram todo o apoio necessário para a pesquisa. Como um dos resultados hoje nossa Casa possui a galeria de presidentes completas, com todas as fotografias dos vereadores, e as legislaturas estão quase todas completas também”, destacou Fernando.
Autor: Fernando Sucolotti
Fonte: Ascom/Câmara
Data: 14/04/2023
Larentis conquista retroescavadeira para agricultura do município
Seis matérias são discutidas durante sessão ordinária
Iraí Azul: Câmara realiza evento em prol do Novembro Azul
Iraí Azul - Evento transferido para novo local
Câmara realiza sessão ordinária nesta noite
Legislativo iraiense homenageia a UVB pelos seus 60 anos
Proclamação da República no Brasil: Um Marco na História
Plenário aprova projeto do Executivo que institui o Plano Municipal de Turismo de Iraí
Administração protocola dois projetos de lei
Mesa Diretora dá aval para instalação do gabinete de transição
Av. João Carlos Machado, Centro - 195
Iraí - RS
CEP: 98460-000
Das 08h:00m às 11h:30m / 13h:30m às 17h:00m